venda consultiva

Venda consultiva: saiba como encantar e fidelizar clientes de uma vez por todas

Não é novidade que devido ao aumento da competitividade do mercado, conquistar e fidelizar clientes se tornou um dos principais objetivos de qualquer empresa. Para isso, é fundamental ter estratégias eficientes, bem como investir na venda consultiva.

Caracterizada por um atendimento personalizado, que coloca a força de vendas como aliada do cliente, a venda consultiva tem como objetivo identificar as reais necessidade de cada consumidor e determinar a melhor solução para ela, garantindo satisfação e, possivelmente, recorrência.

Quer saber como adotar essa prática? Colocamos abaixo as principais dicas do que fazer para oferecer uma venda consultiva de sucesso, encantando e fidelizando clientes. Confira!

Conheça seu público

Antes de mais nada, é importante que a força de vendas tenha uma visão clara de quem representa seus clientes, ou seja, quais são suas principais características e, principalmente, necessidades. Dessa forma, é possível preparar um roteiro para seu atendimento.

força de vendasPowered by Rock Convert

Crie uma conexão com o cliente

Ao abordar um potencial cliente, é importante que o vendedor tente criar algum tipo de conexão com ele para aumentar a confiança entre as partes. Para isso, é necessário que o time conheça o perfil de consumidores e tenha diferentes estratégias de abordagem para estabelecer uma conversa amigável.

Demonstre interesse por suas necessidades

Uma das melhores dicas do mercado é “ouvir mais do que falar”, ou seja, para que a venda consultiva seja eficiente, é fundamental que o vendedor escute o que o cliente tem a dizer e incentive sua fala para identificar com precisão o que ele busca no mercado e conseguir oferecer a melhor solução.

Crie projetos personalizados

Outra característica de uma venda consultiva de qualidade é a possibilidade de personalizar não apenas o atendimento, mas também a oferta ao cliente. Assim, é importante que a empresa permita modificações na proposta e que seus vendedores saibam como negociar para chegar a melhor solução para o cliente, bem como a acordos lucrativos para o negócio.

Entenda as objeções do cliente

Um dos principais desafios de qualquer empresa é lidar com as objeções dos clientes durante o processo de vendas. Com a abordagem consultiva o vendedor precisa conhecer quais são as principais razões para o cliente deixar de comprar, bem como as melhores abordagens para minimizar suas inseguranças e dúvidas.

Tenha empatia durante todo o processo

A principal característica de uma venda consultiva de qualidade é empatia. Ser empático e se colocar no lugar do cliente faz com que o vendedor realmente consiga entender suas dores e necessidades, sabendo de forma mais precisa como lidar com cada uma e, assim, personalizar seu atendimento.

Forme um time de vendas especializado

Por fim, realizar vendas de forma consulta exige mais do que bons vendedores, é preciso treinar e formar um time especialista, que conheça os dados da empresa, seus diferenciais, produtos e serviços, bem como, domina informações sobre o público do negócio, suas dores, necessidades e práticas de atendimento que geram confiança e autoridade no mercado.

Fica evidente que adotar a estratégia de vendas consultivas é uma prática muito interessante para qualquer empresa, principalmente para aquelas que atuam no mercado B2B e precisam criar laços fortes com seus clientes.

Quando feita de forma eficiente, a técnica contribui não apenas para o aumento das vendas, mas também para a percepção de um atendimento de maior qualidade e confiança, resultando em retenção e satisfação.

Agora que você já sabe como potencializar a venda consultiva na sua empresa, confira as principais técnicas de vendas por telefone e melhore ainda mais seus resultados!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.