tecnologia no varejo

Veja como a tecnologia no varejo pode alavancar seus negócios!

Um dos principais objetivos de qualquer varejista é identificar práticas para potencializar os resultados e gerar vantagem competitiva para o negócio. Entre as diferentes formas de atingir esse objetivo, está o uso da tecnologia no varejo, adotando tendências e soluções do mercado.

A tecnologia pode ser usada em diferentes atividades e áreas da gestão de um varejo, desde a produção de itens mais simples, como etiquetas, antenas e cadeados, até a realização de alterações completas de processos, como em casos de adoção de uma fábrica inteligente — principal tendência trazida pela Indústria 4.0.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais formas de usar tecnologia no varejo e como essa prática pode melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe!

Maior prevenção de perdas

O uso de sistemas automatizados de gestão de estoque permite que as perdas sejam reduzidas. Essas plataformas e softwares são desenvolvidos com funcionalidades que permitem:

  • cadastrar produtos;
  • cadastrar clientes;
  • acompanhar prazos de validade;
  • estimar o giro de cada item;
  • definir a curva de produto;
  • estimar a previsão de demanda;
  • fazer pedidos de compra automáticos;
  • gerar alertas para excesso ou falta de produtos.

Nesse sentido, soluções de TI permitem que os profissionais responsáveis pela manutenção e gestão de estoque façam suas atividades de forma mais eficiente e otimizada, impedindo que perdas aconteçam.

Ganho de produtividade

Outra possibilidade trazida com o uso de tecnologia no varejo é o ganho de capacidade produtiva na operação, tanto em termos de maquinário mais inteligente e eficiente quanto na entrega de resultado dos profissionais — o próprio uso de sistemas de gestão, já apresentado, mostra que os colaboradores se beneficiam de softwares e soluções de TI para otimizar suas atividades.

Aumento da segurança

Uma das principais preocupações de qualquer varejista é a segurança do ponto de venda (PDV) e das informações do negócio — como informações de transações financeiras e cadastros de clientes. Para lidar com isso, existem ferramentas de monitoramento mais tecnológicas e digitais, que permitem o acompanhamento detalhado e preciso do que acontece dentro do PDV, como funcionalidades de alertas em tempo real, e outras que protegem o banco de dados em ambiente virtual.

Eficiência na gestão de processos

Além do controle de estoque, outros processos podem ser otimizados dentro de um varejo com o uso de diferentes tecnologias — desde coisas simples, como envio de e-mails, até atividades mais complexas, como logística de entrega de produtos. Para isso, basta buscar por ferramentas e soluções de TI voltadas para a área ou a função que precisam de mais eficiência, adotando aquelas que oferecem automatização, padronização e possibilidade de acompanhar indicadores de resultado.

Melhor relacionamento com o público consumidor

Por fim, a tecnologia no varejo também contribui para que o relacionamento com o público consumidor seja otimizado, permitindo que a marca mantenha um contato mais próximo e eficiente com essas pessoas. Para isso, pode-se utilizar tendências digitais, como novos canais de comunicação — redes sociais, chatbot e internet — e, até mesmo, novos canais de venda, como aplicativos mobile e plataformas de e-commerce.

Nesse sentido, fica evidente que adotar a tecnologia no varejo é uma prática estratégica para qualquer negócio desse mercado. Isso porque o investimento em soluções de software e inovação proporciona uma série de benefícios que aumentam os resultados do negócio e fazem com que ele mantenha sua competitividade.

Agora que você já sabe sobre a importância da tecnologia no varejo, acha que é preciso investir mais nessas tendências? Comente aqui soluções que fazem a diferença no seu varejo!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.