fbpx
promotor de vendas

Veja aqui como um promotor de vendas pode potencializar os resultados da sua empresa

Em um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico, é importante que as empresas invistam em práticas que aumentem a atração de seus produtos no mercado. Para os varejistas, uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é contratando um promotor de vendas.

Responsável por promover e divulgar os produtos de uma ou mais marcas dentro do ponto de venda (PDV), um promotor de qualidade é capaz de impulsionar as vendas, aumentar a satisfação dos consumidores e contribuir diretamente para o sucesso do negócio no mercado.

Quer saber mais sobre esse profissional? Colocamos abaixo as principais informações sobre o promotor de vendas. Confira!

O que faz um promotor de vendas?

Como falamos, o promotor de vendas é o profissional responsável por divulgar e garantir que os produtos da empresa estejam sempre à venda. Suas atividades podem variar conforme o contratante, porém, normalmente envolvem atividades, como:

  • reposição de estoque e organização de produtos na gôndola;
  • criação e organização de exposições no PDV, como ilhas e ponta de gôndola;
  • organização e oferecimento de degustação de produtos;
  • esclarecimento de dúvidas técnicas e apresentação de itens para os consumidores;
  • ser ponto de apoio para vendedores da loja, contribuindo para a negociação da venda;
  • emissão de relatórios sobre o desempenho dos produtos, preços e características do PDV.

Neste sentido, o promotor de vendas tem como objetivo otimizar o desempenho dos produtos que é responsável, contribuindo para o aumento de suas vendas e atração de consumidores.

Quais os benefícios para o negócio em ter esse profissional?

Quando bem instruído e capacitado, um promotor de vendas garante uma série de benefícios para a empresa. Levantamos uma lista com 5 dessas vantagens, são elas:

  1. aumenta a visibilidade e atração dos produtos e suas categorias;
  2. melhora a imagem da marca;
  3. agrega valor à experiência de compra dos clientes;
  4. otimiza as vendas do varejo;
  5. gera marketing boca-a-boca positivo.

Isso acontece porque a loja fica sempre abastecida e organizada de forma lógica e atrativa, evitando situações em que o consumidor não consegue encontrar os itens que precisa ou se sente perdido entre os corredores.

As ações de promoção, como ilhas, degustação e ter um profissional para tirar dúvidas, também contribuem para melhorar essa experiência e gerar atração entre os visitantes do ambiente. Como resultado, as vendas tendem a crescer, da mesma forma como a imagem da marca tende a melhorar.

Como contratar um bom promotor de vendas?

Agora que você conhece os benefícios que esse profissional oferece ao negócio, é importante saber como contratar um promotor de vendas adequado para o seu negócio. Considerando suas responsabilidades, é importante que ele tenha habilidades, como:

  • agilidade;
  • organização;
  • boa comunicação;
  • simpatia e carisma;
  • proatividade;
  • disciplina;

Além disso, é importante que eles sejam capazes de aprender rapidamente e memorizar informações sobre os produtos, marcas e aspectos importantes para a experiência de compra do público da empresa.

Encontrar esses profissionais não é algo simples, e por esse motivo, muitos negócios optam por contratar mão de obra terceirizada ou uma consultoria de recrutamento, tirando essa demanda do time de vendas ou marketing.

Gostou de saber a importância do promotor de vendas e como contratar um de qualidade para o seu negócio? Então não deixe de curtir a nossa página do Facebook para receber outras dicas como essa!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.