tendências do varejo

Veja aqui 4 tendências do varejo para 2020!

É muito comum que donos de negócio e gestores comerciais se deparem com um desafio: oferecer um sistema de vendas de qualidade e que também baixe o custo das operações. Além disso, quando o estabelecimento é varejista, é essencial ficar atento às tendências de varejo.

E, para que você saiba quais são as principais tendências do varejo deste ano, de modo que possa focá-las a fim de aumentar as vendas e otimizar a sua gestão, preparamos este artigo e o convidamos a continuar a leitura. Vamos em frente?

1. Sistemas de compras online (uma das mais importantes tendências do varejo em 2020)

Quando falamos de varejo, por mais que imaginemos as pessoas indo até as lojas físicas para comprar os produtos que desejam, esse cenário também ocorre no mundo virtual por meio dos e-commerces.

Afinal de contas, uma vez que o consumidor sabe precisamente de qual produto precisa, assim como entende suas especificações, por que se deslocar ao ponto de venda quando esse pode estar na tela de seu computador ou smartphone?

Por isso, conte com um sistema de compras online voltado tanto para as pessoas que estão conhecendo a sua loja após fazer uma pesquisa online quanto para quem já compra no seu estabelecimento e poderá continuar fazendo isso de forma mais confortável.

2. Soluções com Inteligência Artificial

Algumas pessoas pensam que a Inteligência Artificial é assunto para o futuro, mas, na realidade, ela já é utilizada por empresas do varejo, que podem, inclusive, representar sua concorrência.

O exemplo mais comum é o chatbot, que ajuda as empresas no atendimento ao cliente sem a necessidade de contar com uma larga equipe de atendentes. Além disso, os chatbots são mais rápidos e podem ser integrados tanto ao site do seu negócio quanto a aplicativos, como o Facebook Messenger.

Como sua eficiência vem sendo aprimorada, a tendência é de que ele seja cada vez mais utilizado por varejistas em seus canais online a fim de não apenas realizar o atendimento, mas também as vendas.

3. Blockchain para maior segurança

As compras online vêm crescendo no Brasil, por isso, a sua empresa precisa estar preparada. E não nos referimos apenas a dispor dos produtos em um e-commerce, mas também a contar com soluções que evitem fraudes na hora da compra, de modo a dar aos clientes maior segurança.

O blockchain é uma dessas tecnologias, já que permite rastrear operações e detectar problemas, caso ocorram. Portanto, uma vez que o seu site passa a receber muitas compras online, ter essa solução de segurança é essencial.

4. Conteúdo em áudio

A produção de conteúdos em áudio tende a crescer em 2020. Afinal, as pessoas têm andado mais ocupadas, de modo que o tempo para ler artigos e livros se torna cada vez mais escasso. 

Assim, o áudio passa a ser uma preferência daqueles que gostam de consumir conteúdos enquanto dirigem ou fazem alguma atividade física, por exemplo.

Logo, além dos conteúdos textuais (que não perdem a sua importância), é fundamental dar, ao seu público, esse tipo de conteúdo, que pode tanto abordar temas sobre o seu nicho quanto descrever os produtos que você oferece.

Agora que você já conhece as principais tendências do varejo para 2020, pode começar a colocá-las em prática no seu negócio. Porém, lembre-se de que novidades podem surgir ao longo do ano, de modo que você deve ter atenção a elas.

Gostou deste conteúdo e quer ter acesso às próximas publicações do blog? Para que isso ocorra, assine a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Gostaria de obter mais informações

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.