SLA de atendimento

SLA de atendimento: confira sua importância no atendimento ao cliente

Não é novidade que, além de bons produtos e serviços, é fundamental garantir um atendimento de qualidade aos clientes para ter sucesso no mercado. Por esse motivo, muitas empresas estão investindo no uso de SLA de atendimento.

Obrigatória em contratos na área de tecnologia, essa ferramenta facilita a organização do trabalho de atendimento para qualquer empresa do mercado. Isso porque ela ajuda a estabelecer prazos e processos para lidar com questionamentos e solicitações feitas por clientes, garantindo sua satisfação.

Pensando nisso, criamos este post com as principais informações sobre a SLA de atendimento, mostrando como elas são importantes para o sucesso da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é SLA de atendimento?

A sigla SLA significa Service Level Agreement — ou Acordo de Nível de Serviço, em tradução literal. Ela consiste em um acordo formal entre uma empresa e seu cliente, estabelecendo prazos e processos para a realização de um serviço.

Assim, o SLA de atendimento nada mais é do que o detalhamento de prazos e processos ideais para responder às solicitações dos consumidores da empresa — como dúvidas, problemas técnicos, reembolsos e trocas.

Para empresas do mercado B2B, essas especificações são feitas no formato de um contrato. Assim, elas funcionam como uma garantia de deveres e direitos para o negócio e seus consumidores.

Qual a sua importância para o sucesso do negócio?

Estabelecer um Acordo de Nível de Serviço para o atendimento da sua empresa é importante para garantir mais segurança aos consumidores, mostrando que seu negócio oferece qualidade nos serviços prestados.

Além disso, a prática promove benefícios para os dois lados, uma vez que evita cobranças sem nexo e expectativas acima do prometido. Algumas vantagens de ter SLA de atendimento, são:

  • facilidade no atendimento;
  • otimização da comunicação com os clientes;
  • aumento da satisfação:
  • ganho de produtividade para o time.

Assim, o uso de SLA de atendimento facilita a relação entre empresa e cliente, bem como aumenta a produtividade de seus profissionais, uma vez que o documento oferece direcionamentos detalhados para o seu trabalho.

Além disso, quando as especificações são cumpridas de forma recorrente, sem gerar dores de cabeça para os clientes, a tendência é que sua satisfação aumente. Isso resulta em melhores avaliações, fidelização e recomendações.

Como definir SLA de atendimento na minha empresa?

Para determinar bons SLA de atendimento é preciso adotar algumas práticas. Entre elas, estão:

  • listar situações comuns de atendimento e o tempo médio necessário para atender cada uma delas;
  • avaliar a produtividade da equipe;
  • levantar o volume médio de atendimento para cada situação.

Essas atividades garantem que o time tenha uma visão clara de demanda e tempo necessário para cada atividade, bem como sua capacidade de atendimento. Assim, é possível determinar com mais precisão os prazos da empresa.

Além disso, é indicado que o time estabeleça melhores soluções para os principais problemas de atendimento, assim, sua resolução ocorre de forma otimizada. Adotar um sistema integrado de atendimento também facilita o processo.

Agora que você conhece a importância de ter SLA de atendimento, confira os motivos para investir num software de gestão comercial e melhore ainda mais os resultados do negócio!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.