gestor comercial

Gestor comercial, saiba aqui como ser um de sucesso

Aumentar as vendas faz parte do crescimento de um negócio. E para fazer isso da maneira adequada, é fundamental que a empresa tenha um responsável pela gestão comercial.

Para que você entenda o que é isso, quais são os principais desafios desse tipo de gerência, assim como dicas que todo gerente de vendas de sucesso deve seguir, fique conosco até o final deste post.

O que é gestão comercial

Gestão comercial diz respeito a todas as atividades que envolvam a gerência do time de vendas de uma empresa. O objetivo desse tipo de administração é fazer com que as vendas sejam mais eficientes e atendam as metas e objetivos que o negócio tem.

Quais são os desafios da gestão comercial

O gestor comercial precisa conhecer muito bem as técnicas de vendas e suas aplicações dentro do negócio, pois as práticas de venda que dão muito certo em um nicho podem simplesmente não funcionar em outro. Além disso, é necessário passar esse conhecimento para a equipe comercial.

Para isso, um script deve ser montado para que os vendedores o sigam. Contudo, é preciso levar em conta que cada um deles pode ter o seu próprio estilo de venda, e deixá-lo à vontade para fazer as abordagens do seu jeito, desde que siga o script, é um dos desafios da gestão comercial.

Outro desafio é justamente fazer a gestão dessas pessoas. Afinal, é preciso fazer com que todos estejam em sincronia e alinhados com os objetivos da empresa como time e individualmente.

Como ser um gestor comercial de sucesso

Separamos cinco dicas muito interessantes para que um gerente comercial tenha sucesso na sua gestão. Confira!

Tenha uma estratégia clara de vendas

Para ter sucesso em vendas é importante saber onde você está e aonde quer chegar. Por isso, elaborar uma estratégia é tão importante, uma vez que ela apresenta as metas — que podem ser diárias, semanais, mensais ou trimestrais — que serão feitas para que os vendedores tragam os resultados necessários para a empresa conquistar os seus objetivos.

Capacite a equipe

Para que o time tenha uma boa performance comercial, desenvolver um treinamento de vendas é fundamental. E ele não deve ser aplicado somente aos novos vendedores que precisam aprender o processo comercial, mas também de forma recorrente para relembrar as boas práticas comerciais.

Seja o líder da equipe

Ser líder não significa mandar as pessoas que estão sob a liderança fazerem as coisas e, sim, ser a referência do time — ou seja, ser aquele que conduzirá todos no caminho do sucesso. Por essa razão, tanto a boa quanto a má performance da equipe comercial são consequências do processo de liderança.

Promova o diálogo

Da mesma forma que o vendedor pode não perceber elementos específicos da gestão, alguns pontos da linha de frente comercial podem passar despercebidos pelos olhos do gestor. Logo, promover o diálogo a fim de otimizar as vendas é muito importante.

Analise os resultados

Por fim, analisar os resultados também faz parte do trabalho de gestão comercial. Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management) são muito úteis, pois, além de mostrarem a performance do time e de cada vendedor, elas também geram relatórios que auxiliam na compreensão dessa análise.

O gestor comercial é essencial nas empresas, pois é ele quem se encarregará de fazer o time de vendas trazer a receita necessária para as metas quantitativas do negócio.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também tenham sucesso nas vendas. Até mais!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.