fbpx
redução de custos

Aprenda as melhores táticas de redução de custos

Que gestor não passa um bom tempo pensando em redução de custos? Afinal, despesas altas prejudicam a lucratividade, reduzem a capacidade de investimento e tiram o sono de quem está no comando das atividades.

Mas, se tanto tempo é gasto pensando sobre o assunto, porque, ainda assim, a redução de custos é tão difícil? A resposta é simples: porque é muito fácil ceder à ansiedade e fazê-la da maneira errada.

Neste artigo, vamos demonstrar que existem custos que você não deve reduzir, assim como há algumas despesas que são muito fáceis de cortar. Leia até o fim e saiba diferenciar ambos, tomando as melhores decisões!

Redução dos custos com vendas

Esse é o melhor exemplo de área onde a redução de custos pode ser problemática. O setor de vendas é a alma de qualquer negócio, e dele dependem todas as outras atividades. Por mais óbvio que possa parecer, se você não tem clientes, nem cortar custos consegue.

A melhor forma de reduzir as despesas nesse setor é fidelizando. Então, cortar custos no setor de vendas é possível com investimentos no atendimento. Clientes satisfeitos e recorrentes saem mais baratos que novos clientes, sabia?

Investimento em capacitação

Colaboradores bem treinados levam a processos mais enxutos e ágeis. Isso, por sua vez, diminui o tempo de entrega, os erros e desperdícios.

Tenha em mente que, muitas vezes, os erros e atrasos se devem à falta de compreensão que cada funcionário tem do todo da empresa. Se não têm noção do trabalho dos colegas, eles podem agilizar sua tarefa complicando a vida de quem vem em seguida.

Utilização de um ERP

Por sinal, o Enterprise Resource Planning, ou Planejador dos Recursos da Empresa é uma ótima maneira de adquirir visão do todo.

Trata-se de um software de gestão comercial permite melhores relatórios, o que facilita o diagnóstico de desperdícios de tempo e dinheiro. Com essa abordagem, você pode intervir de maneira mais acertada, realizando a redução de custos onde realmente importa.

Automatização de processos

Pensar a rotina, criar as melhores soluções e aplicá-las nos processos é imprescindível para quem quer crescer. Agora, imagine se fosse possível também automatizar o que você criou.

Pessoas e máquinas podem ter atributos diferentes em uma linha de produção. Assim, você pode contar com o que os colaboradores têm de melhor — autonomia, criatividade, senso prático — e deixar as tarefas pesadas e repetitivas para as máquinas.

Revisão de procedimentos antigos

Uma vez que os processos estejam organizados e automatizados, você vai poder refletir sobre eles e intervir nos pontos que pedem melhorias. Quanto mais enxutos eles forem, menos vão custar à sua empresa.

Estabelecimento de metas claras

Lembre-se de que os custos não podem interferir nas metas. Ou seja, se não medir corretamente sua produção, estabelecendo objetivos claros, cortar custos pode significar prejuízos sem que você perceba!

A redução de custos só é eficiente se você souber onde, como e quando reduzir. Por isso, antes de realizar cortes, tire um tempo para analisar e antecipar os possíveis impactos dessa ação.

Se você achou este conteúdo útil, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter. Assim, você fica sabendo, em primeira mão, toda vez que um novo artigo aparecer. Conhecimento significa crescimento! Não se esqueça.

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.