gestão de varejo

Quais os principais desafios na gestão de varejo atualmente?

Após dois anos em queda, segundo o IBGE, o mercado varejista começou 2018 em crescimento nas vendas. Além disso, o número de comércios fechados passou de uma média de 200 mil unidades em 2015 e 2016, para apenas 15 mil unidades no último ano. Esses números são resultados de empresas que conseguiram superar os problemas do setor e realizar uma gestão no varejo eficiente.

Uma boa gestão é fundamental em qualquer setor, entretanto, considerando os diversos fatores que têm dificultado a atuação dos varejistas, ela se torna ainda mais importante para esse segmento. Para que seja feita de forma eficiente, é importante ter profissionais de qualidade, investimentos em tecnologia e, principalmente, conhecimento sobre o mercado.

Pensando nisso, colocamos abaixo os principais desafios encontrados na gestão de varejo atualmente, apresentando como lidar com cada um deles e melhorar seus indicadores. Acompanhe!

Instabilidade econômica

A crise econômica dos últimos anos tem afetado a atuação de todas as empresas, independentemente de tamanho ou segmento. Nesse sentido, o varejo também foi afetado por ela e precisa lidar com problemas como redução do consumo e variação de preços.

Para enfrentar essas situações, muitas empresas estão investindo em novas tecnologias, focadas na otimização da linha de produção, logística e atuação dos profissionais. Softwares e aplicativos de gestão de pedidos, por exemplo, permitem que vendedores e representantes comerciais tenham acesso a seus pedidos, orçamentos, tabelas de comissão, lista de preços, estoque do produto, clientes e muitos dados que facilitam o atendimento, melhorando seu desempenho da empresa e aumentando a satisfação do consumidor.

Transformação Digital

As novas tecnologias e a era digital trouxeram um desafio enorme para todos os setores e segmentos de mercado: a transformação digital. Atualmente, empresas que não se adaptarem e aprenderem a usar essas inovações de forma estratégica vão ficar para trás e perder espaço no mercado.

A realidade não é diferente no varejo, que enfrenta novidades como automação da indústria, modernização de processos logísticos, comunicação omnichannel e diferentes opções de aplicativos e sistemas de gestão que permitem a otimização de atividades internas das empresas — sem contar o crescimento do e-commerce B2B e necessidade de investir no ambiente digital para se manter competitivo.

Os novos consumidores

Outro desafio enfrentado na gestão no varejo são os novos consumidores do mercado, cada vez mais exigentes em suas experiências de compra. Com o advento da internet e novas tecnologias, os clientes buscam por mais comodidades ao escolher produtos e serviços — como a possibilidade de comprar online, escolher na loja e receber em casa ou retirar itens em pontos físicos de sua preferência.

A mudança ocorre também para consumidores que representam empresas, ou seja, em transações B2B. Esses clientes exigem igualmente experiências mais dinâmicas, digitais e otimizadas com tecnologia, fazendo com que todos tenham que investir em opções que melhoram sua proposta de valor no mercado.

Vale ressaltar que varejistas precisam investir em novos formatos de comunicação para atender seus consumidores, bem como em seus próprios produtos e serviços, usando a tecnologia para oferecer inovações completas que atendem a essas novas demandas do setor.

Os novos profissionais do mercado

Por fim, os varejistas possuem mais um grande desafio na gestão de varejo: os novos profissionais do mercado. Atrair e reter talentos sempre foi um problema para esse segmento — caracterizado como um ambiente de muita pressão no trabalho. Entretanto, como resultado das constantes transformações do mercado, os novos colaboradores também estão cada vez mais exigentes, buscando por empresas que oferecem novos diferenciais para sua carreira.

Nesse sentido, salário deixa de ser o único fator de atração para profissionais. Eles desejam ambientes flexíveis, digitais, inovadores, com infraestrutura de qualidade e experiências desafiadoras de trabalho. Portanto, é importante investir em novas tecnologias de gestão e treinamento, bem como mudar o mindset da gestão, permitindo a criação desse novo cenário internamente.

Esses são os principais desafios enfrentados na gestão de varejo atualmente que precisam de atenção daqueles que atuam nesse mercado tão importante.

Agora, queremos saber mais sobre o seu negócio. Comente aqui se existem outros obstáculos que precisamos colocar neste artigo!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.