fbpx
software de gestão comercial

Por que investir em um software de gestão comercial

Não é novidade que a tecnologia já se tornou essencial para o sucesso das empresas no mercado. Assim, para manter seu negócio competitivo, é preciso investir em soluções digitais — entre elas, se destaca o software de gestão comercial.

Essa ferramenta otimiza uma das áreas de maior importância para qualquer empresa: vendas. Seu objetivo é garantir processos ágeis e eficientes, facilitando a atuação do time e gerando lucratividade para o negócio.

Entretanto, para aproveitar seus benefícios é necessário não apenas investir no software, mas fazer esse processo de forma correta. Ou seja, escolher um sistema de qualidade e que atenda as necessidades do seu time.

Pensando nisso, criamos esse guia completo sobre o software de gestão comercial, mostrando os benefícios dessa ferramenta e como fazer sua adoção de forma eficiente. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é um software de gestão comercial?

De forma simplificada, um software de gestão comercial é uma plataforma ou sistema criado para otimizar e facilitar atividades da área de vendas de uma empresa. Para isso, ele se vale da automação e integração de processos.

Nesse sentido, a plataforma pode ser vista como um sistema ERP — Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa, em português — focado apenas em atividades comerciais, tais como:

Existem diversas opções de software de gestão comercial no mercado. Eles se diferem, principalmente, em complexidade e quantidade de funções, tecnologias utilizadas e modelo de contratação.

Além disso, muitos ERP’s tradicionais oferecem módulos genéricos para a gestão comercial. Porém, com eles, nem sempre é possível automatizar todas as funções da área — falaremos melhor sobre isso nos próximos tópicos.

Por sua adoção é importante?

Com os avanços da Transformação Digital, o cenário atual apresenta empresas que são criadas com soluções digitais, aproveitando todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar.

Assim, para conseguir competir com esses negócios e manter sua empresa lucrativa, é fundamental investir em soluções tecnológicas e alterar sua operação. Essa prática otimiza seus processos, reduz custos e permite a criação de ofertas melhores para o mercado.

Outro fator que impacta na necessidade de adotar novas soluções de tecnologia — em especial o software de gestão comercial — são as mudanças no perfil dos consumidores, que buscam cada vez mais por experiências personalizadas e digitais.

Nesse sentido, adotar a plataforma — e outras tecnologias — é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade para os consumidores, bem como garantir uma operação eficiente e otimizada, permitindo que a empresa consiga competir com os novos negócios do mercado.

Quais os benefícios do software de gestão comercial?

Como falamos, o uso dessa ferramenta promove uma série de benefícios para o seu time de vendas, bem como para o negócio.

Abaixo, apresentamos uma lista com as principais 8 vantagens do software de gestão comercial. Veja!

1. Automatização de atividades

O software de gestão comercial automatiza atividades e processos que normalmente são realizados de forma manual, como a solicitação de um pedido, envio de propostas ou emissão de documentos.

Com isso, a empresa ganha em produtividade, uma vez que a execução automatizada ocorre muito mais rapidamente que a manual. Os erros e problemas causados pelos profissionais também são eliminados.

2. Precisão na resolução de demandas fiscais

Atividades fiscais — como emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) — são práticas que demandam tempo e atenção da equipe comercial. Além disso, elas precisam ser feitas com precisão para não resultar em problemas com o Fisco, como multas e paralisação da operação.

Porém, erros manuais tendem a acontecer em sua realização, uma vez que a maior parte dos processos fiscais são burocráticos e repetitivos. Com um software de gestão comercial, essas funções são automatizadas, o que elimina esse problema.

3. Melhor controle financeiro

O software também otimiza o controle financeiro da empresa de forma geral, uma vez que facilita a inclusão de dados da equipe — como vendas, comissões, custos e despesas em geral.

Além disso, a integração com outros sistemas da empresa aumenta a quantidade de informações disponíveis para os profissionais responsáveis pela gestão, permitindo que suas decisões sejam mais acertadas.

4. Otimização no desenvolvimento de campanhas comerciais

O software de gestão comercial oferece uma funcionalidade para criar um banco de dados de clientes e realizar ações de relacionamento com eles (CRM), bem como campanhas de marketing e vendas.

Além de o processo ser mais eficiente, as informações coletadas podem ser usadas para direcionar as decisões, garantindo que as estratégias tenham mais chances de sucesso e retorno financeiro (ROI).

5. Aumento da satisfação interna

Ao automatizar tarefas e melhorar processos, o software de gestão comercial permite que os funcionários possam se dedicar a tarefas mais estratégicas do negócio, aumentando a produtividade do time, bem como sua satisfação.

Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais motivados e animados com suas funções. Além disso, eles podem performar melhor, conquistando comissões mais atrativas, uma vez que ganham mais tempo para fazer atendimento e vendas.

6. Aumento da satisfação dos consumidores

Além dos funcionários, os consumidores também ficam mais satisfeitos quando a empresa adota o software de gestão comercial. Isso acontece porque seus profissionais oferecem melhores atendimentos.

Além disso, algumas ferramentas oferecem novas funcionalidades para esse processo, como um catálogo digital que pode ser usado durante uma reunião com cliente ou por ele de forma remota, automatizando os pedidos de compra.

7. Redução de custos operacionais

Uma das principais características de software de automação e otimização de processos é a redução de custos. Isso não é diferente para a gestão comercial, que elimina gastos com retrabalho ou gerados pela necessidade de aumentar a equipe para realizar atividades manuais.

O software de gestão comercial também minimiza problemas como cálculos de comissões e pagamentos errados ou erros na inclusão de informação no sistema da empresa.

8. Facilidade para escalar o negócio

O último benefício do software de gestão comercial é sua contribuição para facilitar o crescimento saudável do negócio, ou seja, a prática de expandir a operação sem aumentar os gastos no mesmo nível.

Essa ferramenta reduz custos e a necessidade de contratar novos funcionários para realizar funções manuais, além de aumentar a produtividade do time. Assim, é possível abordar mais consumidores e ampliar a base de clientes sem ter que gastar mais por isso.

Como escolher a melhor ferramenta para o meu negócio?

Falamos anteriormente que existem diferentes opções do sistema no mercado. Abaixo, apresentaremos um processo de 8 passos para escolher o melhor software de gestão comercial para o seu negócio. Veja!

1. Comece com o planejamento

O primeiro passo para adotar um software de gestão comercial é realizar o planejamento desse investimento. O ideal é começar realizando um mapeamento de sua operação, identificando suas reais necessidades de funcionalidades do sistema.

2. Busque por empresas especializadas

Com uma visão clara do que a sua empresa precisa, o segundo passo é avaliar o mercado e identificar quais fornecedores atendem sua demanda. Como já falado, o mais indicado é optar por aquelas que oferecem soluções personalizadas e especializadas no seu segmento de atuação.

3. Avalie as funcionalidades do software de gestão comercial

Compare as opções encontradas avaliando quais são as funcionalidades e serviços oferecidos por cada uma, deixando de lado aquelas que não atendem suas necessidades. O ideal é analisar usabilidade, mobilidade, segurança, integração e qualidade dos processos.

4. Veja a disponibilidade de atendimento do suporte técnico

Outro fator que deve ser comparado é a disponibilidade e qualidade do suporte dos fornecedores. O mais indicado é optar por uma empresa que tenha atendimento constante, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias na semana, evitando que os problemas demorem a ser resolvidos.

5. Entenda a frequência de atualizações do sistema

A atualização do software de gestão comercial tem como objetivo otimizar funções e eliminar erros. Assim, é indicado optar pelo sistema que apresenta uma boa frequência da prática e de preferência, sem cobrar por ela.

6. Confira a existência de limitações e custos adicionais

Além das atualizações, é importante avaliar a presença de outros custos no contrato do software — como implementação, suporte ou treinamentos. A presença de limitações também deve ser questionada — como número de usuários ou uso de certas funcionalidades.

7. Peça referências de clientes

Feita a análise em detalhe do software de gestão comercial é preciso avaliar as garantias de qualidade e eficiência desse fornecedor, ou seja, buscar referências no mercado — como relatos de clientes atuais e antigos.

8. Identifique o melhor custo-benefício

Por fim, sua decisão deve considerar qual software de gestão comercial atende às necessidades do negócio e garante o melhor custo-benefício, ou seja, oferece mais funcionalidades e serviços por uma preço justo.

Por que contar com a ajuda de uma empresa especializada?

Como falamos, existem diferentes opções de soluções para realizar a gestão comercial. Entre elas, se destacam os sistemas ERP com seus módulos genéricos, as plataformas focadas em processos específicos da área, como emissão de NF-e, e softwares que trabalham com um conjunto dessas práticas, oferecendo uma solução completa para o time.

As duas últimas opções apresentam mais benefícios para o negócio, uma vez que são desenvolvidas e otimizadas com base nas necessidades e demandas da gestão comercial e seus processos. Assim, elas se adaptam melhor ao time e promovem mais facilidade para suas atividades.

Além disso, empresas que oferecem soluções especializadas tendem a acompanhar melhor as tendências do mercado, atualizando seus sistemas e criando funcionalidades que garantem que seus usuários não percam oportunidades — como permitir que pedidos sejam feitos por smartphones, durante um atendimento dentro do estabelecimento ou visita ao cliente.

Assim, optar por um parceiro especializado tende a ser mais vantajoso para o negócio, garantindo que seu investimento seja feito em um software de gestão comercial que atende com eficiência suas necessidades.

Como a pedidoeletronico.com pode ajudar?

A pedidoeletronico.com é uma plataforma de gestão comercial focada no segmento atacadista, ou seja, aquelas que trabalham com comercialização B2B — Business to Business, ou Empresa para Empresa, em português.

Criada pelo grupo HLP, que tem mais de 25 anos de experiência no mercado, o software em nuvem oferece uma série de funcionalidades que otimizam as atividades do time comercial. Eles são divididos em três soluções:

  1. Força de Vendas: um portal que permite fazer o controle financeiro da área, emitir pedidos de vendas, relacionamento com clientes, criar e acompanhar metas, controlar comissões e indicadores de resultados;
  2. Aplicativo móvel: aplicação que faz integração com o sistema da área e permite que o usuário envie pedidos de vendas por e-mail e WhatsApp, fazer orçamentos, controle o estoque, solicite impressão por Bluetooth e pode ser usada tanto online quanto offline;
  3. E-commerce B2B: também usado como um e-catálogo, oferece uma plataforma para cadastrar produtos em categorias, filtrar pesquisas, incluir fotos com zoom e descrições, apresentar itens relacionados, criar lista de desejos e consultar valor de compra mínima.

Com mais de 20 mil usuários cadastrados, a pedidoeletronico.com atende empresas de todos os portes e segmentos, facilitando a gestão comercial de seus negócios. Ela permite que vendedores e representantes ofereçam melhores atendimentos e aumentem as vendas do negócio.

Depois de todas essas informações, fica evidente que o software de gestão comercial é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que ela promove uma série de benefícios para o negócio.

Para aproveitar essas vantagens e tornar seu negócio competitivo é preciso encontrar uma plataforma que atenda todas as necessidades do time comercial, bem como apresenta funcionalidades e processos de qualidade — como a pedidoeletronico.com.

Agora que você conhece mais sobre a importância e benefícios de adotar essa ferramenta, acredita que é o momento de investir em um software de gestão comercial? Então, entre em contato com nosso time da pedidoeletronico.com e encontre a melhor opção para o seu negócio!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.