inteligência comercial

O que é a inteligência comercial e como ela impacta o seu negócio?

Aumentar as vendas e o faturamento da empresa é um objetivo que donos e gestores de negócio têm em comum. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público-alvo, os produtos e a concorrência por meio de uma análise de inteligência comercial.

Sabe quando você analisa o perfil dos seus clientes para entender melhor o comportamento de compra deles e, assim, fazer ações de marketing que sejam mais efetivas? Este é um exemplo de como usar inteligência comercial.

E para que você entenda precisamente como ela funciona e também saiba como aplicá-la na sua empresa, fique conosco até o final deste artigo.

O que é inteligência comercial

Entende-se por inteligência comercial todas as ações com finalidades de definir, reunir, analisar e distribuir a inteligência sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, assim como clientes, concorrentes e tudo que diz respeito às tomadas de decisões feitas em caráter estratégico.

Assim, a inteligência comercial trata de entender o que ocorre no mundo dos negócios, tanto interna quanto externamente, de modo que você passa a aprender mais sobre o mercado e a concorrência.

Por essa razão, a inteligência comercial é vista como um tipo de análise competitiva, apesar de ser mais ampla do que um simples estudo dos concorrentes. Afinal, ela abrange todo o ambiente corporativo e as pessoas nele envolvidas: colaboradores, clientes e concorrentes, entre outros.

Para que serve a inteligência comercial

A inteligência comercial guia você pelo caminho para coletar as informações do mercado que são relevantes à sua empresa. Uma vez tendo em mãos esses dados, você saberá como lidar com as oportunidades e ameaças que possam surgir.

Portanto, essa é uma forma de prevenir problemas futuros, além de prospectar clientes que estejam mais interessados em comprar o seu produto ou adquirir seu serviço.

Como implantar a inteligência comercial na sua empresa

Agora preparamos aqui um passo a passo para fazer a implantação da inteligência comercial no seu negócio.

Levante os dados dos seus clientes

Para começar a implantação da inteligência comercial na sua empresa, é preciso levantar os dados dos seus clientes e também dos leads que tenham potencial de se tornarem clientes, o que é prático de fazer caso você tenha um CRM.

Tome as decisões a partir desse levantamento

Uma vez que você consiga interpretar bem o que os dados mostram, torna-se mais assertivo tomar as decisões que dão origem às ações de marketing e vendas. Afinal, eles mostram o perfil do público atendido e os comportamentos de compra dele, o que dá base para desenvolver as estratégias certas para atingi-lo de forma mais assertiva que a concorrência. E por falar nisso…

Analise os concorrentes

Procure conhecer as estratégias, ofertas, preços e posicionamentos da concorrência. A partir disso, você pode planejar ações que tenham um diferencial competitivo para atrair mais clientes.

Além disso, ao analisar os concorrentes, você também consegue corrigir problemas estruturais da empresa relacionados ao processo comercial, oferta dos produtos etc.

Conheça bem o seu produto

Ao comprar o seu produto, o cliente espera, com ele, suprir uma necessidade ou desejo. Por isso, times de vendas tratam de conhecer muito bem os produtos e serviços oferecidos pela empresa para alinhá-lo com os desejos e as necessidades do público.

Seguindo esses quatro passos, você poderá começar a trabalhar a inteligência comercial na sua empresa e tomar decisões mais estratégicas para o negócio.

Gostou deste artigo sobre inteligência comercial? Então, agora, que tal levar esse conhecimento também aos seus contatos? Para isso, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.