o que é política de vendas

O que é política de vendas? Saiba como definir

Uma política de vendas não é uma exigência vazia ou burocrática. Dela depende o relacionamento com o seu consumidor, que deve se pautar por sentimentos de confiança mútua e cumplicidade.

Nesse sentido, ela funciona como uma garantia para os dois lados. Enquanto inspira seriedade nos seus clientes e potenciais consumidores, ela resguarda de alegações sem sentido causadas por desconhecimento.

Por isso, resolvemos abordar esse tema por aqui. Ao longo das próximas linhas, você aprenderá o que é política de vendas, como implementá-la e algumas maneiras de usar a tecnologia para facilitar essa tarefa. Acompanhe!

O que é política de vendas

Trata-se da organização das regras e direcionamentos que a sua empresa segue para vender e entregar produtos e serviços. Ela deve ficar disponível no seu site em local de fácil consulta e escrita em linguagem simples. Alguns pontos que devem ser abordados nesse documento são:

  • a política de trocas (quando são realizadas e por quê);
  • orientações quanto a devoluções de produtos;
  • esclarecimento sobre o direito de arrependimento do cliente (produtos comprados online podem ser devolvidos caso o consumidor mude de ideia a respeito da compra);
  • determinações sobre as condições do produto antes e depois da entrega, entre outros).

Lembre-se de que o objetivo é inspirar confiança e fidelizar clientes. Então, nada de carregar nos termos jurídicos ou escrever textos cheios de floreios que não serão entendidos. Seja claro, direto e se resguarde de mal-entendidos.

Como criar e implementar uma

Obviamente, sua política de vendas deve estar de acordo com as leis que regulam o comércio, seja ele eletrônico, seja presencial. No entanto, há um vasto terreno para decisões por parte da sua empresa, já que a lei aponta apenas diretrizes mais gerais.

Ao criar a sua política de vendas, seja honesto acima de tudo. Não garanta condições com as quais você não pode arcar e nem deixe de esclarecer pontos relevantes por medo do que o consumidor vai achar. Caso tenha alguma dificuldade, não deixe de fazer uma análise de concorrência para entender onde o seu negócio se enquadra.

Ele precisa saber o que é ou não permitido nas transações com a sua empresa. Acredite, ir direto ao ponto e ser claro com relação ao que não é possível fazer vale mais do que querer agradar a todo custo e decepcionar mais na frente.

Como uma plataforma de e-commerce B2B pode ajudar

Se você está no mercado B2B, a cobrança por uma política de vendas será ainda maior, com certeza. Em transações que envolvem duas pessoas jurídicas, a busca por segurança é redobrada.

Nesses casos, a nossa dica é que você recorra a uma plataforma B2B. Por meio dela, é possível fazer valer suas políticas. Tudo começa quando você avalia números sobre suas metas e, com base neles e em automações de vendas, decide o que compensa ou não fazer.

Depois, pode transformar isso em diretrizes muito mais responsáveis, uma vez que foram baseadas em experiências reais com seus clientes. Assim, você sabe muito bem que tipo de concessão gera prejuízo para a sua empresa e pode excluí-lo da política.

A sua relação com seus consumidores passa por uma política de vendas clara e honesta. Portanto, não perca essa chance de inspirar confiança e credibilidade neles!

Uma vez que as suas diretrizes estejam delineadas, chegou a hora de realizar os treinamentos de vendas com base nelas. Veja o nosso artigo sobre esse assunto!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.