inteligência comercial

O que é inteligência comercial e como usá-la para melhorar seus negócios em 2019?

Baixa venda de produtos e perda de clientes são problemas pelos quais gestores comerciais comumente passam.

Para solucioná-los, aumentando as vendas e trazendo os clientes de volta à base, é preciso ter uma estratégia de inteligência comercial.

Para que você saiba como desenvolver uma para a sua empresa, redigimos este artigo e o convidamos a acompanhá-lo até o final. Vamos lá?

O que é inteligência comercial?

Inteligência comercial é a ação de definir, reunir, analisar e distribuir inteligência sobre produtos, clientes, concorrentes e qualquer aspecto do ambiente necessário para apoiar executivos e gerentes na tomada de decisões estratégicas de uma empresa.

Portanto, inteligência comercial significa entender e aprender o que está acontecendo no mundo fora dos negócios para aumentar a competitividade, assim como aprender o máximo possível sobre o mercado e seus concorrentes.

Por isso, a inteligência comercial é frequentemente vista como sinônimo de análise competitiva, embora ela se trate de algo mais amplo do que uma simples análise da concorrência.

Ela abrange todo o ambiente e seus envolvidos: clientes, concorrentes, distribuidores, tecnologias e dados macroeconômicos.

Como a inteligência comercial pode melhorar os negócios?

Agora, trazemos aqui algumas formas de como as estratégias de inteligência comercial podem beneficiar a sua empresa. Veja!

Gestão de clientes

O melhor software de gestão de clientes é o CRM, cujo nome é uma abreviação de Customer Relationship Management.

O programa tem vários recursos que permitem analisar os clientes potenciais e o comportamento do consumidor para otimizar as atividades de marketing e aumentar as vendas.

Isso é possível para o sistema armazenar informações de todos os contatos, como nome, e-mail, telefone etc. e de interação com a empresa.

Portanto, as visitas ao seu site ou blog, as chamadas telefônicas, a troca de e-mails, o download de documentos e outros dados podem ser visualizados no CRM.

Identificação de clientes inativos

Toda empresa tem um ciclo médio de compra dos seus clientes, que pode variar de uma semana a, até mesmo, um ano.

Ao saber qual é o ciclo médio de compras, torna-se possível identificar os clientes que estão inativos, isto é, aqueles que não compram há um tempo maior do que o esperado.

A partir dessa informação, você pode começar a pensar estrategicamente a fim de trazer esses clientes de volta. Para isso, tente entender alguns pontos, como:

  • as razões pelas quais os clientes não compram mais;
  • quais eram os hábitos de consumo deles;
  • vale ou não a pena reativá-los.

Assim, algumas soluções que podem ser postas em prática são:

  • entrar em contato novamente com esses clientes;
  • definir metas de reativação de clientes;
  • criar novos canais de vendas para resgatá-los.

Definição do ticket médio

O ticket médio é outro indicador que deve ser levado em conta ao implantar ações estratégicas na sua empresa. Para isso, verifique o valor médio de compra dos clientes e se esse valor está dentro da média, acima ou abaixo do esperado.

Saber disso o ajudará a desenvolver soluções que aumentem o ticket médio dos clientes, tais como treinamentos de vendas e estímulos que façam os vendedores oferecerem mais produtos e serviços ao público.

Gostou deste artigo sobre inteligência comercial? Gostaria de acompanhar outras dicas nossas? Então, curta a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.