fbpx
o que é crm

O que é CRM e como ela ajuda na gestão da empresa?

Em um ambiente de alta competição e constantes inovações tecnológicas, as empresas precisam adotar soluções que realmente são importantes e geram vantagem competitiva para seu negócio.

Por esse motivo, é importante saber o que é CRM e como esse software de gestão é essencial para qualquer empresa.

O CRM é considerado uma das principais ferramentas de gestão do mercado, usado para facilitar e melhorar o desenvolvimento de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes da empresa. Com isso, ele garante diversos benefícios para o negócio, que aumentam sua competitividade no mercado.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o que é CRM, mostrando como essa ferramenta pode ser usada para melhorar os resultados da sua empresa. Acompanhe!

Afinal, o que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management — Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Ela diz respeito a uma metodologia de gestão que tem como objetivo criar estratégias de relacionamento com os consumidores de uma empresa.

Atualmente, com o advento das novas tecnologias, o termo passou a se referir a soluções de software que aplicam essa metodologia de forma automatizada e digital. Nesse sentido, um CRM nada mais é do que um sistema de gestão que facilita e otimiza o relacionamento com os clientes do negócio.

Como essa ferramenta funciona?

Por se tratar de uma solução de software, cada opção pode oferecer diferentes funcionalidades e estruturas. Dessa forma, não existe um padrão único no mercado. Entretanto, de forma generalista, todos eles se resumem a um sistema que permite:

  • cadastrar clientes;
  • registrar informações de cada cliente;
  • criar e acompanhar campanhas de contato com clientes;
  • acompanhar metas e indicadores de resultado;
  • emitir relatórios de análise.

O CRM permite criar um banco de dados com todas as informações coletadas sobre os clientes da empresa, facilitando a gestão dessas pessoas, bem como a realização de análise de desempenho das ações de marketing e vendas da empresa. Por meio dele, pode-se identificar problemas, falhas e oportunidades de otimização.

Como ele ajuda na gestão da empresa?

Como falamos, o CRM é fundamental para a gestão de clientes, facilitando a criação de estratégia de relacionamento com eles que visa recompra, fidelização e marketing boca a boca. Por meio dos dados coletados, também é possível acompanhar:

  • indicadores de resultado da área de marketing;
  • comportamento de compra dos clientes;
  • diferentes segmentos atendidos pela empresa;
  • perfil do público atendido;
  • principais motivos para reclamações;
  • melhores canais de comunicação;
  • acompanhamento do funil de marketing e vendas.

Um bom CRM permite que todas as ações de contato com clientes sejam feitas direto em sua plataforma, os resultados sejam atualizados automaticamente e o banco de dados, integrado com outros sistemas de gestão. Com isso, a empresa otimiza sua operação, se aproxima de seu público e consegue oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente — o que aumenta suas vendas e competitividade. Lembre-se que o relacionamento com o cliente é importante para o sucesso de qualquer empresa.

Como implementar um CRM?

Depois de saber o que é CRM e como ele ajuda na gestão da empresa, você deve estar se questionando como implementar essa ferramenta no seu negócio, certo? Para isso, basta seguir os cinco passos abaixo:

  1. mapeamento da operação da empresa: entenda quais funcionalidades, serviços e processos precisam estar na solução oferecida;
  2. análise das opções disponíveis no mercado: encontre aquelas que atendem às necessidades do seu negócio;
  3. contato e teste das soluções: comece negociações para entender com profundidade as ofertas dos fornecedores e, se possível, teste os softwares para avaliar seu funcionamento;
  4. avaliação da reputação do fornecedor de preferência: busque informações no mercado sobre a qualidade do software e atendimento do parceiro, questione clientes atuais e consulte sites de reclamações;
  5. desenvolvimento de um cronograma de implementação: em parceria com o fornecedor, selecione um plano para que o software comece a ser usado e inclua treinamentos para o time se for necessário.

Ao buscar por seu fornecedor de software, é sempre importante escolher aquele com melhor custo-benefício, que atende todas as suas necessidades de curto, médio e longo prazo — afinal, essa é uma relação que deve ser mantida por muito tempo. Além disso, não se esqueça de avaliar outras questões que impactam em sua decisão, como suporte oferecido, treinamento para o time e outros serviços.

Agora que você já sabe o que é CRM e como essa ferramenta pode ajudar nos resultados da sua empresa, acha que é o momento de investir? Então, se você trabalha no Varejo, Atacado ou Indústria, entre em contato com a Pedido Eletrônico, que oferece uma solução especializada nessas áreas, e comece seu projeto!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.