mensuração de resultados

Entenda agora a importância da mensuração de resultados!

Se você olha para os relatórios mensais e só consegue se sentir aliviado ou estressado porque eles foram, ou não satisfatórios, está fazendo errado: precisa aprender sobre a importância da mensuração de resultados.

O crescimento e sucesso do seu setor dependem da sustentabilidade financeira das suas ações e decisões acertadas. Isso só será conseguido com a análise dos dados e sua interpretação.

Leia até o fim e descubra a importância de medir resultados. Fique por dentro, também, das melhores práticas e estratégias para fazer isso!

O que é a mensuração de resultados

Medir o desempenho de um setor é algo realizado em ciclos. O tamanho desses ciclos você escolhe, e depende bastante do que você vende. Por exemplo, em empresas que comercializam produtos baratos em grandes quantidades, é melhor que as análises sejam em períodos curtos. Assim, você evita ser esmagado por dados quando for analisar.

Negócios que vendem serviços, por outro lado, devem considerar outros fatores. Vendas recorrentes consideram o tempo médio de permanência do cliente, e há ações de equipes de customer success que também afetam os resultados promovendo o engajamento dos clientes.

Seja como for, a ideia é fazer um recorte no período, medir e, posteriormente, comparar os períodos entre si, de modo a tirar conclusões objetivas sobre o que melhorou ou piorou. Nada de achismos ou ideias vagas.

Como realizar essa mensuração

O ponto chave para medir corretamente é escolher as métricas certas. Elas são chamadas de KPI’s (Key Performance Indicators), e devem refletir o sucesso geral do setor em um período, não apenas números que não se relacionam diretamente aos objetivos.

Em campanhas de marketing, sobretudo o digital, há alguns números e métricas de vendas que são tidos como os mais objetivos para uma correta mensuração:

  • o ROI (Return On Investment ou Retorno do Investimento), que é bem objetivo. Ele demonstra, por exemplo, que com tantos reais investidos, você consegue outros tantos reais de retorno;
  • o CAC (Custo por Aquisição de Cliente) que, como o nome indica, mede quantos reais você precisa investir para conseguir cada novo consumidor;
  • o ticket médio e o lifetime value (valor por tempo de vida) dos seus clientes, já que, quem vende serviços, precisa ter uma base geral de cálculo para saber quanto investir.

Os benefícios de uma boa mensuração

Acredite, se passar a tomar decisões orientadas por números, a sua vida se tornará muito mais fácil. Além disso, as dores de cabeça e ansiedades diminuirão, já que não haverá dúvidas sobre se decisão foi acertada. Os números não mentem!

O resultado é um setor com previsibilidade de crescimento, que consegue demonstrar o retorno dos seus investimentos e emite relatórios muito coerentes com a realidade de cada período. Tudo isso graças à mensuração de resultados. Não é isso que você procura?

A tecnologia tem papel crucial no levantamento de números e melhor aproveitamento das análises. Se quiser alguns exemplos disso, entre em contato com os especialistas da Pedido Eletrônico. Eles estão prontos para falar sobre números com você!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.