fbpx
Marketing Multinível

Marketing Multinível / Hierarquia de Comissões

Conheça a diferença entre Marketing Multinível e Hierarquia de comissões.

Marketing Multinível (MMN)

O marketing multinível é um modelo de remuneração utilizado para manter a força de vendas de produtos e serviços, onde o pagamento de comissõessão destinados não só ao profissional que faz a venda como também a sua hierarquia supervisora.

No MMN, um revendedor tem que se esforçar para vender os seus produtos para sua carteira de clientes  – o que gera lucro direto e, além disso, atrair novos revendedores para a sua rede – obtendo, assim, um lucro indireto, por meio da comissão residual.  

Em outras palavras, tudo funciona como uma rede: família, amigos e conhecidos tornam-se clientes e passam a convidar outras pessoas, tornando-se distribuidores independentes.

Exemplos de Empresas que usam o Marketing Multinível

São muitas as vantagens de se trabalhar com marketing multinível, desde que seja de empresas já consolidadas no mercado. As mais conhecidas são:

Mary Kay – A Mary Kay é uma empresa americana de marketing de multinível que comercializa produtos cosméticos, fundada em 1963.

Polishop – A Polishop é uma empresa varejista brasileira com faturamento anual estimado em mais de 1 bilhão de reais.

Jequiti – A Jequiti, além das tradicionais comissões, o programa chama a atenção pela possibilidade de seus consultores e gerentes de vendas poderem participar dos programas do SBT, como o Roda a Roda Jequiti, e faturarem prêmios que podem chegar até 1 milhão de reais.

Hinode – A Hinode é uma empresa brasileira e trabalha com uma ampla variedade de produtos de beleza e higiene pessoal.

Herbalife – A Herbalife já coleciona quase 4 décadas de história e é uma das maiores empresas globais de nutrição. Seus produtos, como suplementos, shakes e barras de proteína, são voltados para o estímulo e a promoção de uma vida saudável.

Amway – A Amway, que faz parte do Grupo Alticor, é a líder mundial nesse segmento já há alguns anos. Ela está presente em 100 países e conta com 3 milhões de Empresários Amway (como são chamados os seus revendedores).

Marketing Multinivel
Marketing Multinível

HIERARQUIA DE COMISSÕES

Já a Hierarquia de comissões a ideia é bem parecida com o MMN sendo a principal função é adota um modelo de negócio onde a empresa pode compensar o seu profissional pela venda do produto, bem como os profissionais de sua equipe, como os seus coordenadores, gerentes ou diretores.

Nesse modelo de hierarquia o esquema é mais para empresas que queria gerenciar um time e dividir as comissões geradas sobre as vendas realizada sobre aquele grupo.

Hierarquia de comissões
Hierarquia de Comissão (fig. Ilustrativa)

No modelo da figura acima podemos configurar o pedidoeletronico.com para calcular comissões diferentes para cada Nível de hierarquia em uma ou várias equipes.

No nível 1, 2 e 3 temos os representantes, Coordenadores, Gerentes e um pouco mais para cima o Diretor Comercial todos eles se realizarem suas próprias vendas ganharam 10% de comissão essa configuração das comissões pode ser feita por diversas formas no p.e., clique aqui para saber mais sobre tipos de comissões.

No nível 1 temos o Gerente que além da sua comissão sobre suas vendas próprias também ganha uma comissão de 2% sobre todo resultado de vendas do seu time comercial abaixo dele.

No nível 2 temos o Coordenador que também ganha a comissão sobre a venda dele mais 3% de comissionamento sobre o resultado do seu time.

Já o diretor também pode ganhar uma comissão sobre suas vendas e mais o comissionamento de 1% do resultado de toda a equipe podemos ter mais que uma.

Veja abaixo um dos relatórios de gerenciamento de metas do sistema pedidoeletronico.com.

Gostou? Contate agora mesmo o nosso time comercial para uma apresentação do sistema em nosso Whatsapp ou clique aqui.

força de vendas

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.