pré-venda

Pré-venda x pronta entrega: qual a melhor solução para o meu negócio?

Qual processo de vendas você utiliza em sua empresa? Fazer essa pergunta é importante para realizar a melhor estratégia de mercado. Contudo, descobrir o formato mais adequado para o negócio tornou-se obrigatório quando o assunto é pré-venda ou pronta-entrega.

Sem dúvidas, oferecer um excelente produto ou serviço para um representante é fundamental. Entretanto, organizar o processo de vendas é tão importante quanto desenvolver um plano estratégico. Por isso, saber as diferenças entre cada modelo é o primeiro passo para conquistar bons resultados. Neste artigo, você vai conferir as diferenças, bem como as vantagens e desvantagens de cada processo. Acompanhe!

Diferenças entre pré-venda e pronta-entrega

Como o próprio nome diz, a pré-venda permite ao comprador reservar o produto com antecedência, antes do seu lançamento. Por outro lado, a pronta-entrega já conta com o estoque disponível e atualizado para atender de imediato à venda.

Existem alguns critérios que devem ser considerados antes de escolher a melhor modalidade. Quer saber quais são eles? Então confira as principais diferenças de cada processo:

Investimento

Para quem deseja investir pouco e melhorar o fluxo de caixa, a pré-venda é a melhor opção, já que uma parte do pagamento é feita com antecedência, sendo essa uma condição frequente para o fechamento da compra.

Com relação à pronta-entrega, o investimento é mais alto para o representante comercial, considerando que ele está adquirindo um produto do qual ainda não tem a certeza da venda. Além disso, as despesas com armazenamento, estoque e logística também são maiores. Porém, o processo de venda poderá ser concluído com maior rapidez.

Logística

Os processos de logística são diferentes na gestão de compras. Além de programar o estoque e controlar as vendas por telefone, a pronta-entrega limita o território e o período para a realização das vendas. Esses custos, contudo, são reduzidos na pré-venda, já que a entrega pode ser feita por transportadoras e é possível determinar a venda por quantidade mínima em um território maior, inclusive.

Prejuízos

Seja qual for a escolha, alguns prejuízos serão inevitáveis. Para as empresas que vendem por pré-venda, as chances de cancelamento da compra são maiores, a depender do prazo de entrega e forma de pagamento.

Já os custos com logística são maiores quando se vende um produto que está disponível. Nessa modalidade, necessita-se de investimentos com transporte, seguro contra avarias e roubos, além de contabilizar as peças em estoque com frequência.

Critérios para escolha

Como mostramos, nos dois processos existem prós e contras que devem ser analisados antes de escolher a forma de venda mais adequada para o negócio. Ainda não sabe qual a melhor opção para sua empresa? Acompanhe alguns critérios que devem ser analisados!

Disponibilidade dos produtos

Considere o tipo de produto que está comercializando. Se ele for perecível, por exemplo, os custos com armazenamento podem ser maiores para a empresa.

Região atendida

Analise se a região que pretende atender requer prazos maiores de entrega, entre outros fatores que incluem a logística. Dependendo do seu objetivo, a modalidade escolhida pode beneficiar ou não sua empresa.

Trabalhe com dois formatos

Em algumas empresas, mesclar os dois processos de vendas pode ser uma boa estratégia, desde que a satisfação do cliente e organização na entrega sejam prioridades. Se necessário, faça testes e acompanhe os resultados para descobrir o melhor formato.

Aprendeu tudo o que precisava para escolher entre a pré-venda e pronta-entrega? Temos certeza que sim! Quer aprender mais? Então leia os nossos próximos artigos: basta assinar a newsletter e ficar por dentro de tudo!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.