ERP para empresas b2b

Quais as vantagens do sistema ERP para empresas B2B? Entenda aqui!

Para fazer uma gestão eficiente, é essencial que todos os processos da empresa estejam reunidos num canal só, sobretudo se o ramo de atuação for B2B. Por isso, é preciso considerar a contratação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ― Planejamento de Recursos Empresariais) para empresas B2B.

Mas, o que é esse sistema? E quais são as vantagens que ele pode trazer? Continue a leitura deste artigo para saber.

O que é o sistema ERP

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, ou seja, é uma ferramenta voltada para a gestão dos processos de negócios. Seu foco costuma ser voltado para médias e grandes empresas, pois suas funcionalidades são usadas para coletar, armazenar, gerenciar e interpretar dados de muitas atividades corporativas.

Dessa forma, o ERP transmite uma visão integrada dos processos utilizados na gestão de todos os departamentos: financeiro, comercial, marketing, atendimento ao cliente, etc. Assim, o ERP facilita o fluxo de informações entre todos os membros da empresa.

Quais são os benefícios do sistema ERP para empresas B2B?

Agora que você sabe o que é ERP, vejamos quais são as principais vantagens que ele pode trazer para empresas B2B.

1. Maior eficiência dos processos

Alguns processos das empresas podem envolver mais de um departamento. Por exemplo: é importante que o time de vendas saiba quais são as ações que marketing usa para gerar leads. Mas, como fazer isso se ambos usarem sistemas diferentes?

Por essa razão, o sistema ERP unifica e melhora os processos internos entre as equipes.

2. Redução dos custos da organização

Uma vez que as informações estejam bem organizadas, torna-se mais fácil entender quais são os custos do negócio e, acima de tudo, quais fazem sentido.

Afinal, se o investimento em determinadas ferramentas, por exemplo, não estiver trazendo o retorno esperado, não tem sentido continuar.

3. Maior qualidade e eficiência do trabalho

Outra vantagem que o sistema traz é o aumento da eficácia do trabalho. Como os processos passam a ser mais bem-ordenados por meio do ERP, as ações dos membros da empresa se tornam mais claras, o que aumenta a eficiência de suas execuções.

4. Redução do acúmulo de documentos em papéis

Papéis ocupam espaço que poderia ser mais bem aproveitado para outras finalidades. Além disso, imagine o problema se algum documento importante sumir.

Para evitar esses tipos de situação, é adequado que os documentos também tenham versões digitais e organizados via ERP.

5. Tomada de decisões embasadas em dados

Quando os objetivos do negócio são voltados para escalabilidade, aumento das vendas, entre outros, estratégias devem ser desenvolvidas e aprovadas pela diretoria. Porém, essa decisão não pode ser baseada em achismos, certo?

Portanto, o ERP passa a ser um forte aliado nesse ponto por apresentar os dados que ajudam a tornar mais precisas essas tomadas de decisão.

6. Otimização das vendas para clientes B2B

Ao contrário do B2C, as vendas feitas para clientes B2B costumam ser mais desafiadoras devido à maior exigência por parte dos clientes ou complexidade da oferta comercial.

A partir do momento em que os processos comerciais ficam mais estruturados, os vendedores passam a ter um melhor preparo para vender mais.

Por sinal, agora que você já sabe quais são as vantagens do sistema ERP para empresas B2B, que tal saber como um sistema de gestão pode beneficiar a sua?

Aqui na Pedido Eletrônico temos uma plataforma voltada para vendas e e-commerce B2B. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.