emissão de pedidos

Emissão de Pedidos – veja os 5 erros mais comuns

A emissão de pedidos é uma das etapas de maior importância no processo de vendas. Especialmente para transações B2B, essa prática deve ser feita com muita precisão para evitar erros que causam frustrações nos clientes e comprometem os resultados financeiros do negócio.

Uma boa gestão de pedidos exige profissionais bem treinados, processos estruturados e padronizados para todas as etapas do processo de vendas, bem como o uso de ferramentas e práticas que minimizam erros e facilitam as atividades da equipe de vendas.

Pensando nisso, listamos os 5 erros mais comuns na emissão de pedidos e como lidar com cada um deles. Continue a leitura e confira!

1. Cadastro de cliente incompleto ou incorreto

Algo que acontece com muita frequência e normalmente é ignorado pelos profissionais são erros no cadastro dos clientes. Informações equivocadas ou a falta delas resulta em diversos problemas para a empresa — como entregas em endereço errado ou emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) com dados incoerentes.

Para lidar com isso, é indicado ter um sistema automatizado, que apresente regras de conferência de dados para evitar erros ou a falta de informações. Ter um processo bem estruturado e profissionais treinados também minimiza o problema.

2. Falta de proteção de dados sigilosos

Outro erro muito comum é a falta de um sistema de proteção para as informações sensíveis da empresa — como os dados de cadastro dos clientes e números de vendas. Essa prática pode resultar em perdas de documentos e arquivos, bem como, em roubos que geram processos e prejuízos financeiros.

Por esse motivo, é importante ter regras claras para o armazenamento e acesso aos dados da empresa. Além disso, é necessário investir em ferramentas de proteção digital que evitam ataques cibernéticos.

3. Gastos além do orçamento

Ter um bom orçamento para o processo de vendas é importante para garantir que os representantes da empresa consigam realizar suas visitas de forma eficiente. Entretanto, é fundamental que esse investimento seja controlado para evitar desperdícios que minimizam os ganhos do negócio.

Para isso, é indicado a adoção de um sistema digital de controle, que define orçamentos e limites de gastos para cada colaborador, bem como coleta seus custos reais e documentos que comprovam os dados informados.

4. Falta de um processo claro para emissão de pedidos

Como falamos, vários erros ocorrem quando um processo não é bem estruturado para a emissão de pedidos. A falta de um padrão faz com que informações sejam coletadas de formas diferentes ou, até mesmo, esquecidas, gerando inconsistências e outros problemas para a empresa.

A melhor maneira de lidar com isso é usando um software de emissão e gestão de pedidos, que apresenta uma estrutura pronta e automatizada para o negócio, que pode ser personalizada conforme suas necessidades.

5. Deixar de investir em um processo automatizado

Por fim, um erro atual é não investir em tecnologia para automatizar o processo de gestão e emissão de pedidos da empresa. Um software de qualidade evita todos os erros indicados e ainda pode contribuir para o aumento da produtividade da equipe e satisfação dos consumidores.

A pedidoeletronico, por exemplo, permite que representantes e vendedores simulem orçamentos, enviem aos clientes, façam pedidos e consultem informações — como tabela de preços, comissão e ficha de clientes — em um único ambiente, no seu celular, tablet ou desktop.

A plataforma também oferece a opção para a empresa criar um catálogo digital para seus clientes, permitindo que eles consultem informações sobre os produtos e realizem seus próprios pedidos, sem a presença de um representante. Isso facilita o processo de vendas e aumenta o lucro do negócio.

Agora que você sabe como evitar os principais erros na emissão de pedidos, acredita que é o momento de investir na automatização desse processo? Então, entre em contato conosco da pedidoeletronico.com e comece seu projeto!

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.