e-commerce-b2b

Qual a diferença entre e-commerce B2B e B2C?

Quando se fala em e-commerce a ideia é encontrar o que precisamos em um site, adicionamos ao carrinho, fazer o pagamento pela internet, e pronto, em poucos dias o produto está em casa.

 

ecommerce b2b

Mas quando a venda se dá de empresa para empresa, no mercado B2B, o assunto é completamente diferente. Como uma empresa que possui um preço diferenciado faz essa compra em um e-commerce tradicional ou B2C?

A chave dessa diferença está nos perfis de clientes.

Enquanto o mercado B2C pretende alcançar o maior número de compradores, pouco importando a característica deles, o mercado B2B é seleto e restrito e empresarial.

O sistema precisa conhece e identificar quem está “comprando” para que a politica comercial seja a mesma usada pelos vendedores daquele cliente, diferenciando preços, comissões, impostos, formas de pagamento, catálogo de produtos, compra mínima e limite de crédito.

Essas diferenças definem o tipo de software utilizado na criação de um projeto de e-commerce.

Por isso, se os dois mercados têm necessidades tecnológicas distintas, uma plataforma B2C não pode se adaptar a uma B2B, por exemplo.

Por isso, cuidado com as ferramentas improvisadas encontradas por aí!

Para entender melhor as diferenças entre o e-commerce B2B e B2C e por que ter uma plataforma completa é tão importante, confira a tabela abaixo. 

Características

 

B2C

B2B

Comportamento

Compra por impulso, movida pela emoção, irregular e de produtos isolados. Compra racional, planejada, com periodicidade e em grandes volumes. A confiança e a fidelidade são importantíssimas.

 

Preço

Preço único e bem explícito no site. Preço diferenciado para cada perfil de cliente, nem sempre exibido de forma aberta. Na indústria, ele não considera somente valor unitário do produto, mas o volume, a frequência de compras, o tempo de compra de cada cliente, influenciando até nos descontos. É necessário que o software escolhido tenha espaço para o cadastro de uma lista de preços.

Controle de Estoque

Produtos vendidos de maneira fracionada. Vender direta para o consumidor, é preciso ter um cuidado maior com a gestão de estoque porque acumular muitos produtos significa imobilizar muito dinheiro. Produtos vendidos em lote. Ao vender para outras empresas, produz-se apenas o suficiente para atender ao pedido recebido ou de acordo com a previsão de vendas daquele período.

Forma de Pagamento

Entrega é feita depois do pagamento, que pode ser feito de várias maneiras: crédito, débito, boleto, transferência. Vendas faturadas (mediante aprovação de crédito), com boleto, crédito e cartão BNDES.

Limite de Crédito

Não existe um limitador de Crédito para o B2C, até porque os pagamentos é feito por alguma operadora financeira e avista. Como as forma de pagamento é direto com a empresa é possível limitar o crédito do cliente e uma vez inadimplente a plataforma identifica e bloqueia o pedido no ato da compra.

Frete

Frete simples e às vezes é até dado como grátis. Existem dois tipos de frete: o CIF, similar ao do B2C, onde a empresa arca com os custos da entrega; e o FOB, totalmente por conta do cliente que está comprando. Ele faz o pedido e gerencia com uma empresa logística para ir buscar os produtos no vendedor. Neste caso, ao invés de colocar seu CEP ele precisa informar qual será a empresa logística que vai mandar buscar seus produtos definido em seu cadastro.

Compra Mínima

A compra Mínima quando tem é para todos os clientes independentemente de onde  é e sua política. Compra Mínima pode ser parametrizada por Cliente com a plataforma B2B, com isso é possível definir que para um cliente de um estado diferente da empresa a compra mínima é maior pelo motivo do Frete.

É necessário que sua plataforma de e-commerce tenha características e funcionalidades para suportar uma venda B2B.

ecommercePowered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.