ticket médio

Descubra como aumentar o ticket médio e melhorar o faturamento

Um dos fatores de maior importância para o sucesso de um negócio é sua boa saúde financeira, uma vez que ela impacta a capacidade da empresa em pagar suas dívidas, fazer investimentos e manter seu funcionamento. Por esse motivo, é importante adotar indicadores que ajudam nessa frente da gestão — entre eles, está o ticket médio.

Usado para avaliar a receita e desempenho detalhado da empresa em termos de vendas, este indicador é fundamental para que boas decisões de negócio sejam tomadas, aumentando assim os resultados do negócio no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Colocamos abaixo as principais informações sobre o ticket médio, mostrando como melhorar esse indicador e contribuir para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

O que é ticket médio?

Basicamente, o ticket médio é um indicador que determina o valor médio recebido pela empresa em suas vendas dentro de um período específico — dia, semana, quinzena, mês etc. Seu cálculo é dado pela fórmula:

Ticket médio = Receita do período / Total de transações realizadas no período

Esse é o modelo padrão, que apresenta o ticket médio da empresa de forma geral. O indicador pode ser avaliado de forma mais detalhada, usando outros fatores para aprofundar a análise, como um segmento de produtos, cada item do mix, cliente específico ou até mesmo representante ou vendedor.

Qual a importância desse indicador?

O acompanhamento do ticket médio da empresa permite que o time avalie a saúde financeira do negócio, bem como a importância de cada cliente ou item dentro do mix de produtos. Esse conhecimento ajuda os gestores na tomada de decisões estratégicas que otimizam a atuação da empresa — como descontinuidade de itens, promoções, alterações na comunicação de marketing e ações de relacionamento com clientes.

Além disso, o indicador pode ser avaliado por representante ou vendedor, ajudando a identificar a necessidade de treinamentos e movimentação na equipe. Neste sentido, calcular e acompanhar o ticket médio contribui para a otimização do processo de gestão de vendas, redução de custos e bom desempenho do negócio no mercado.

Como aumentar o ticket médio do meu negócio?

Existem diversas práticas e estratégias que podem ser adotadas com o objetivo de melhorar o ticket médio da empresa. Abaixo, apresentamos cinco delas. Confira!

1. Ofereça produtos ou serviços complementares

Normalmente, os consumidores optam por comprar produtos da mesma categoria ou complementares no mesmo ambiente. O mesmo é válido para serviços necessários durante seu processo de compra — como entrega, seguro e manutenções. Neste sentido, ter essas ofertas atrai mais clientes e aumenta o valor gasto nas transações.

2. Dê cupons de desconto

Outra prática que aumenta o ticket médio é o oferecimento de cupons de descontos que incentivam a compra de itens de maior valor na empresa. Isso acontece porque o cliente vê um benefício em despender mais dinheiro nesses itens, uma vez que está “levando mais por menos”.

3. Melhore o mix de produtos

Realizar alterações no mix de produtos também pode contribuir para o aumento do indicador de vendas. Se a empresa acrescenta itens ou faz alterações que deixam as ofertas mais atrativas, os consumidores tendem a experimentar e despender mais dinheiro na compra.

4. Ofereça brindes e benefícios condicionais

O indicador também pode aumentar com o uso de uma estratégia de venda que oferece brindes e benefícios, como frete grátis, condicionados a um gasto mínimo feito pelo cliente. Quando o valor está próximo ao da média, o consumidor tende a despender um pouco mais para ter o ganho adicional.

5. Tire proveito de datas sazonais

Por fim, uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio são as datas sazonais, como feriados, uma vez que os consumidores tendem a gastar mais nestes períodos. Para isso, é indicado realizar promoções condicionais a compras de valor mínimo e criar produtos exclusivos para o período.

Fica evidente que o ticket médio é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. Por esse motivo, investir em ferramentas de gestão que fazem o cálculo e acompanhamento desse e outros indicadores é uma estratégia inteligente no mercado.

Agora que você já sabe como calcular o ticket médio e melhorar esse indicador na sua empresa, confira como controlar a inadimplência dos seus clientes e garantir ainda mais resultados positivos para o negócio!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.