controle de vendas e comissões

Saiba como fazer um controle de vendas e comissões eficiente agora mesmo

Um dos modelos mais tradicionais de remuneração da força de vendas no mercado é o variável, ou seja, baseado em performance. Para que essa opção funcione adequadamente, é importante realizar o controle de vendas e comissões.

Quando feito de forma eficiente, o controle de vendas e comissões garante que os pagamentos sejam realizados da maneira correta, evitando que os profissionais se sintam enganados. Além disso, a prática ainda garante diversos benefícios para o ambiente de trabalho.

Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre essa prática e como fazer um controle de vendas e comissões de modo mais eficiente na sua empresa. Confira!

Qual a importância de fazer o controle de vendas e comissões?

Manter um histórico detalhado das vendas da empresa é uma prática fundamental para o gerenciamento de qualquer negócio. Afinal, esses valores ajudam na análise da performance, saúde financeira da empresa, bem como nas decisões que o mantém no mercado.

Da mesma forma, realizar o controle de vendas e comissões, ou seja, detalhar as informações de cada transação por profissional responsável e percentual de comissão, ajuda a empresa na gestão de pagamentos, garantindo que os colaboradores recebam uma remuneração justa pelo trabalho cumprido.

A prática é importante para evitar frustrações, bem como processos trabalhistas que podem resultar em perdas financeiras para negócio. Além disso, ela mantém o ambiente de trabalho mais produtivo, uma vez que os colaboradores são mais motivados com ações justas de pagamentos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como fazer essa atividade de forma eficiente?

Abaixo, listamos 4 práticas que otimizam o controle de vendas e comissões. Veja!

1. Tenha um bom planejamento

Antes de mais nada, é importante ter um planejamento de vendas, com previsões e metas para a força de vendas. Para isso, é indicado se basear em dados do histórico de performance do negócio, bem como do time, apresentando valores realistas.

2. Avalie se as metas são justas

Um erro comum no mercado é definir metas que a força de vendas não é capaz de alcançar. Esse cenário gera frustrações e aumenta a rotatividade do negócio, uma vez que as melhores condições de comissões estão associadas ao cumprimento de objetivos como no modelo de tabela escalonada de comissões.

Por esse motivo, é importante fazer um planejamento adequado, definindo valores que sejam alcançáveis, mas que exijam esforço e dedicação do time, garantindo sua máxima produtividade.

3. Mantenha o registro de todas as vendas

Para garantir que a distribuição das comissões é feita de forma correta, é preciso manter um controle detalhado das vendas realizadas, incluindo o percentual de comissão de cada operação, bem como o profissional responsável por ela.

4. Adote a tecnologia como suporte

A maneira mais eficiente de manter o controle de vendas e comissões é usando um software de gestão. Com essa ferramenta é possível que tanto a gestão como a força de vendas tenha acesso aos dados de cada transação e resultados acumulados no período.

Como escolher uma ferramenta adequada para o controle de vendas e comissões?

O ideal é buscar por um fornecedor especializado no segmento de atuação da empresa. Assim, a solução será desenvolvida para atender às necessidades específicas do negócio, garantindo melhor adaptação e aproveitamento da solução.

Além disso, é importante avaliar a reputação e qualidade do serviço e produto oferecido por esse fornecedor. Para isso, é indicado buscar referências e indicações no mercado — como avaliações digitais e de clientes atuais.

Agora que você sabe a importância de fazer um controle de vendas e comissões na empresa, acredita que é o momento de encontrar uma ferramenta para o seu negócio? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.