estratégias de marketing digital

Conheça 5 estratégias de marketing digital para o e-commerce B2B

Um dos principais desafios de atuar com e-commerce B2B é conseguir tornar sua plataforma relevante entre os diversos concorrentes da internet, gerando melhores resultados de conversão para o negócio. Para isso, muitas empresas estão investindo em estratégias de marketing digital.

Essa prática é importante para aumentar o alcance do seu e-commerce no mercado, gerando mais vendas. Além disso, uma presença online de qualidade facilita o relacionamento com clientes e fortalece a autoridade da marca.

Pensando nisso, colocamos abaixo as 5 principais estratégias de marketing digital para você usar no seu negócio B2B. Continue a leitura e confira!

1. Inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma prática utilizada para otimizar o funil de vendas do negócio. Sua atuação acontece em todas as etapas do processo, sendo elas:

  • atração: estratégias utilizadas para aumentar o alcance do e-commerce B2B e despertar interesse entre os consumidores;
  • conversão para lead: uso de call to actions para capturar informações do visitante, permitindo o inicio de um relacionamento;
  • conversão para cliente: envio de proposta e negociação até a realização de um venda;
  • fidelização: ações de relacionamento que incentivam a recorrência de compra.

Apesar de poder ser feito de forma física, a estratégia de inbound é melhor executada no meio digital, uma vez que a atuação dos consumidores e interações com o e-commerce são facilmente monitoradas.

As ações e estratégias usadas dentro desse plano são diversas, entre elas estão o marketing de conteúdo, SEO, uso das redes sociais e links patrocinados — falamos melhor desses assuntos a seguir!

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce B2B. Caracterizado pela produção e distribuição de materiais sobre assuntos relevantes para o público da empresa, ele pode ser utilizado em todas as etapas do funil de vendas.

Normalmente, seu uso é direcionado para a atração e conversão de visitantes em leads qualificados. Para isso, são feitos blog posts, e-books, infográficos e outros materiais que informam e preparam os leads para o contato com um vendedor, facilitando o processo de negociação e conversão em vendas.

3. SEO

O termo SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca, em português —, que pode ser entendido como um conjunto de técnicas e práticas que tem como objetivo melhorar o posicionamento do conteúdo online da empresa em mecanismos de buscas, com o Google.

Essa é uma estratégia de médio a longo prazo e precisa ser feita de forma eficiente para gerar resultados. Entretanto, quando feita de forma eficiente, ela gera relevância para a marca, aumentando seu alcance e, consequentemente, gerando mais visitas orgânicas para o e-commerce B2B.

4. Redes sociais

Outra prática, entre as estratégias de marketing digital, interessante para o mercado B2B é o uso das redes sociais. Por meio delas, é possível manter uma presença adequada na internet, se aproximar de clientes, divulgar conteúdos e aumentar a credibilidade da empresa.

Para isso, é preciso escolher quais redes sociais são usadas pelo público da empresa e definir diferentes ações em cada uma delas. O LinkedIn, por exemplo, é usado por muitos gestores, sendo um ótimo local para criar autoridade e gerar atração.

5. Links patrocinados

Por fim, os links patrocinados são usados para alcançar resultados de curto prazo para as empresas.

Caracterizados com o investimento em divulgação e colocação de páginas específicas nas primeiras posições nos buscadores, eles são ótimas ferramentas para impulsionar promoções e campanhas específicas do e-commerce B2B.

O objetivo dessa estratégia deve ser de gerar alcance, uma vez que ela apenas incentiva a visita à página divulgada. Para ter sucesso e gerar conversões de venda, é preciso que o conteúdo sejo atrativo. Por esse motivo, é fundamental patrocinar links de qualidade e usar as palavras-chave corretas.

Fica evidente que as estratégias de marketing digital são muito importantes para o sucesso do e-commerce B2B. Para ter eficiência nesse investimento é recomendada a adoção de indicadores de desempenho para avaliar a performance de cada ação e, assim, otimizar suas decisões. Uma dica para isso é adotar uma ferramenta CRM que facilita a prática.

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing digital para usar no seu e-commerce, confira como a tecnologia no varejo pode alavancar seus negócios e otimize ainda mais seus resultados!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.