controle de estoque

Controle de estoque

Qual a importância da utilização de um sistema de controle de estoque?

Utilizar um software para controle de estoque faz com que processos manuais sejam evitados, o que reduz consideravelmente o risco de erros e retrabalhos, permite que os gestores analisem relatórios de dados, fornecendo apoio no processo de tomada de decisão, além de fazer com que os processos sejam mais ágeis, mais uma vez contribuindo para o aumento da produtividade.

Além disso, podemos dizer que a automação dos processos da área influencia diretamente na gestão financeira da empresa, que passa a ter maior controle sobre o capital que é empregado nos estoques e quanto é necessário disponibilizar para efetuar novas compras, com base na análise do giro do estoque.

Como podemos ver, o controle de estoque otimizado, além de trazer diversas vantagens, é capaz de causar impactos benéficos tanto para a área de vendas (que passa a enxergar com mais clareza as saídas de cada item em determinados períodos), quanto para a área de compras (que possui dados mais precisos para realizar compras mais certas) e também para a área financeira (que passa a controlar melhor o capital que é empregado no estoque e não compromete o capital de giro com a compra errada dos itens).

Com o pedidoeletronico.com você poderá controlar o estoque do seus produtos, controlar o saldo de estoque por Grade como Tamanho e Cor e obter de todos os benefícios apresentado.

Implementando o controle de estoque no pedidoeletronico.com

Etapas:

  1. Entrar no cadastro de representação (menu > configurações da empresa > representação), em seguida selecione a representação que deseja ter controle de estoque e ative a opção “controlar estoque?”.
Após selecionado a opção clique em Salvar, pronto a partir desse momento o sistema começará a movimentar os estoques dos produtos, todos os pedidos de vendas realizado no sistema que não esteja com o status ‘CANCELADO‘ irá movimentar saída no estoque do produto

2. A segunda etapa agora é definir a quantidade de estoque inicial que o seu produto possui em sua empresa, processo chamado de INVENTÁRIO, que nada mais é do que a contagem da quantidade de produto no estoque e informar o sistema, a partir do lançamento do ultimo inventário o saldo irá corresponder ao valor informado e desconsidera os saldos e movimentações anterior ao ultimo inventário.

  • Para lançar uma movimentação de estoque acesse o menu > estoque.
  • Clique no Botão de Incluir novo estoque (+) conforme a seta da figura a cima, o sistema irá abrir a tela de movimentação de Estoque, você poderá fazer o lançamento em uma unica movimentação de vários ou de um único produto, esse movimento poderá ser uma Saída, Entrada ou um Inventário.

preenchimento das informações no lançamento do estoque:

Nota Fiscal – Informar o número da Nota Fiscal de Compras ou Alguma Documentação se for necessário, caso não tenha é obrigatório informar algum valor para identificação do lançamento.

Data de Inclusão Movimentação – Esse campo é preenchido automaticamente com a data e hora de inclusão e é inalterado, pois registra a data em que foi registrado o lançamento dessa movimentação de estoque, somente para controle interno do sistema e segurança do usuário.

Data de Movimentação – Informar a data em que será registrado essa movimentação no estoque, deve ter uma atenção pois caso a data seja registrada com valores posteriores da data de hoje por exemplo, o saldo do produto lançado somente será registrado na data que tiver informado.

Tipo de Movimentação – É possível informar 3 tipos de movimentações de estoque sendo elas: Saída, Entrada e Inventário.

Anotação – Disponível para alguma anotação se preciso.

Produto – Informar qual produto será lançado nessa movimentação, sendo que pode ser lançado vários produtos e suas quantidades em uma unica movimentação.

Quantidade – Informe a quantidade a ser lançada na movimentação do estoque do produto selecionado. Exemplo de movimentações:

Exemplo de movimentação de estoque.

Comprei 10 Smartphones “Iphone 6S” e fiz o lançamento em meu estoque como mostra a figura abaixo.

Screenshot_4.png

Após esse processo o sistema já identifica que o produto teve o registro de movimentação, totalizando 10 produtos “Iphone 6s” em estoque como mostram as figuras abaixo.

Agora vamos simular uma venda do produto e novamente checar a movimentação de estoque, conforme mostra os quadros abaixo.

Venda de 3 Smartphones “iphone 6s”

Saldo do Estoque de 7 iphones, após a venda de 3 Iphones.

Também é possível checar a movimentação de todos os lançamentos seja Inventário, Vendas, Estoque de Saída ou Estoque de Entrada pelo Relatório Ficha Kardex, ele mostrará todas as movimentações oriundas daquele produto selecionado, um excelente relatório.

Screenshot_12.png

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.