fbpx
como vender na black friday

Como vender na black friday: 5 dicas para se preparar para a data

Independentemente se você trabalha com varejo físico ou e-commerce, é fundamental saber como vender na Black Friday para manter seu negócio lucrativo. Isso porque, em conjunto com o Natal e Dia das Crianças, esse é considerado um dos dias mais importantes do mercado.

Original dos EUA, a data consiste no oferecimento de diversas promoções e ofertas exclusivas para os consumidores. Assim, é possível otimizar as vendas, limpar o estoque de itens parados e conquistar novos clientes para o negócio.

Pensando nisso, criamos uma lista com 5 dicas de como vender na Black Friday para você garantir bons resultados nesse dia. Continue a leitura e confira!

1. Defina estratégias e promoções

Antes de mais nada, é importante que você comece com um bom planejamento para as ações da Black Friday. Assim, é necessário definir estratégias, promoções e ofertas de forma antecipada, tendo tempo suficiente para realizar todas as práticas que elas demandam.

Normalmente, as empresas ofertam produtos que estão parados no estoque, bem como criam promoções exclusivas para o momento. O ideal é investir em itens atrativos para o perfil dos consumidores. As vendas podem ser feitas na loja física ou online.

2. Faça previsão de vendas

Depois de estabelecer quais itens serão vendidos com desconto na Black Friday, é importante realizar a previsão de vendas para o período. Assim, é possível estabelecer, com mais precisão, quais compras devem ser realizadas com os fornecedores do negócio.

Essa prática evita que itens acabem muito rápido, os clientes fiquem frustrados e a empresa perca vendas. O excesso de estoque também é reduzido com uma boa previsão de vendas.

3. Negocie com fornecedores

Outra prática importante para não lidar com excesso de itens na Black Friday é a negociação com seus fornecedores. Muitas empresas fazem acordos especiais para que parte do estoque não vendido no período seja devolvido.

Ter bons fornecedores também é importante para garantir que todas as entregas sejam feitas de forma antecipada e dentro do prazo, evitando a falta dos itens durante o período de vendas.

4. Organize o estoque

Preparar sua loja, principalmente o estoque, é outra prática importante para vender mais na Black Friday. A falta de organização dos produtos pode resultar em danificação, perdas ou vendas realizadas quando não há mais itens disponíveis, gerando frustrações e prejuízos para a empresa.

Para e-commerces, é importante que o estoque e centro de distribuição sejam preparados para evitar atrasos e erros nas entregas. Por apresentar um volume de vendas maior, é indicado contratações adicionais para o período.

5. Prepare o time de vendas

Por fim, é fundamental ter seu time de vendas pronto para a Black Friday. Normalmente, esse período mais que dobra o trabalho dos profissionais, por isso, é importante que eles estejam preparados para isso.

Oferecer treinamentos e incentivos garante mais produtividade. Além disso, muitos varejistas fazem contratações temporárias para suas lojas físicas, garantindo que o atendimento seja rápido e eficiente.

Fica evidente que a Black Friday é uma ótima oportunidade para melhorar os resultados dos varejistas. Entretanto, para ter sucesso é preciso se preparar. Para isso, basta seguir nossas dicas e não deixar tudo para a última hora.

Além disso, não se esqueça de investir na divulgação de suas ofertas. Use diferentes canais, como redes sociais, mídias digitais e físicas para garantir que os consumidores saibam o que seu estabelecimento vai oferecer no período.

Agora que você sabe como vender na Black Friday, confira uma lista dos principais termos de vendas do momento e garanta que seu time esteja atualizado com o mercado!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.