como recuperar clientes

Você sabe como recuperar clientes inativos? Entenda!

Não é novidade que fidelizar consumidores é um objetivo comum das empresas do mercado. Para isso, é importante ter produtos e serviços de qualidade, uma boa estratégia de vendas e saber como recuperar clientes.

Essa prática tende a custar menos para a empresa e aumentar sua lucratividade. Isso acontece porque os clientes inativos já conhecem a empresa e o processo para sua conquista é mais fácil.

Pensando nisso, criamos esse artigo com as melhores formas de como recuperar clientes inativos para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

Segmente os clientes inativos

O primeiro passo para recuperar esses consumidores é determinar o que caracteriza um, ou seja, quando um cliente é considerado inativo. Essa definição deve levar em conta o tempo médio de retorno — podendo ser semanas, meses ou até mesmo anos.

Feito isso, é preciso segmentar os clientes inativos considerando sua importância para o negócio. Para isso, podem ser usados os critérios como ticket médio, tipos de produtos comprados, volume do pedido, entre outros. Essa prática pode ser feita de forma automatizada com o suporte de um software de gestão comercial.

ecommercePowered by Rock Convert

Defina estratégias personalizadas de recuperação

Considerando a classificação da importância dos clientes inativos, é preciso estabelecer quais estratégias podem ser usadas para cada segmento. Para isso, é importante considerar suas preferências, como canais usados para comunicação e os motivos para eles estarem inativos.

Normalmente, as empresas entram em contato e oferecem algum incentivo para que os clientes retornem — como um desconto ou oferta especial. A diferença é qual o valor desse benefício, que deve ser adequado ao perfil de cada segmento.

Invista numa estratégia de pós-venda

Uma prática eficiente para evitar a inatividade é investir numa estratégia de pós-venda, que consiste em ações de relacionamento realizadas depois que uma venda acontece — como ligações para pesquisa de feedback e envio de e-mails de agradecimento.

Ter um canal para que os clientes entrem em contato para tirar dúvidas e oferecer sugestões também é importante. Todas essas práticas aumentam a confiança e satisfação com a empresa, diminuindo as chances de abandono.

Tenha presença digital

Outra forma de recuperar clientes inativos é manter uma boa presença digital, garantindo que seus consumidores tenham contato frequente com a marca. Esses canais também podem ser usados para manter o relacionamento e comunicação com eles, permitindo que dúvidas, consultas e sugestões sejam feitas.

As ações personalizadas de recuperação podem ser direcionadas para as redes sociais, uma vez que esses canais permitem a criação de campanhas para um público específico.

Use uma plataforma de e-commerce

Por fim, uma forma importante para recurar clientes inativos é adotar uma plataforma de e-commerce. Essa ferramenta oferece funcionalidades que automatizam as estratégias de recuperação, como a segmentação e envio de notificações, aumentando a eficiência do processo.

Soluções de e-commerce B2B ainda oferecem a possibilidade de aumentar o alcance da empresa e deixar que os clientes consultem informações e orçamentos onlines, bem como, façam seus próprios pedidos, sem a necessidade de sempre ter um representante.

Fica evidente que adotar estratégias de recuperação de clientes inativos é uma prática importante para garantir a lucratividade do negócio no longo prazo. Para isso, é indicado seguir as dicas apresentadas e ter um bom planejamento.

Agora que você já sabe o que como recuperar clientes inativos, confira o que é inteligência comercial e como usá-la para melhorar seus negócios ainda mais!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.