Como fazer um planejamento de vendas sazonais e evitar problemas?

Donos de empresa e gestores podem ser pegos de surpresa por momentos em que as vendas caem ou por deixarem de aproveitar a grande chance de vender mais. E isso pode ser evitado se a organização contar com um planejamento de vendas e considerar as datas sazonais que podem influenciar o sucesso comercial.

Para que você saiba como a sazonalidade ocorre nas vendas, seus benefícios e dicas para aplicá-la no seu planejamento de vendas, redigimos este post e convidamos você a acompanhá-lo até o final.

O que é e como ocorre a sazonalidade nas vendas?

A sazonalidade refere-se aos dias que trazem maiores ou menores chances de vendas e que acontecem poucas vezes durante o ano, podendo ser:

  • diária: quando tem picos ao longo de 24 horas;
  • semanal: ocorre nas vezes em que o movimento de uma empresa oscila durante a semana;
  • mensal: a procura pode aumentar ou diminuir em determinados momentos do mês;
  • anual: os negócios podem ter uma procura maior ou menor em alguns meses do ano.

A sazonalidade nas vendas acontece durante ciclos repetitivos em específicos períodos do ano e corresponde aos momentos em que a empresa realiza mais vendas — ou o contrário, vezes em que não ocorrem muitas vendas.

Alguns exemplos de sazonalidade são clássicos no mercado, como datas comemorativas — Natal, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia dos namorados e afins —, que movimentam o comércio de modo que as lojas conseguem vender mais. Já em setores como hotelaria e turismo, o verão é um período sazonal muito bom por ser época de férias.

Por se tratarem de eventos que ocorrem uma ou poucas vezes ao ano, as empresas precisam se preparar para eles. Se o melhor dia do ano para os negócios for um feriadão, então, prepare-se para tirar o máximo de proveito dele, pois a chance não se repetirá (ao menos, não tão cedo).

Como fazer um planejamento de vendas sazonais eficiente?

Mesmo os negócios que não sejam tão atingidos pelas datas sazonais precisam estar atentos a elas. Por isso, levantamos aqui algumas dicas de como fazer um planejamento de vendas para épocas de sazonalidade.

Comece as ações de marketing o mais cedo possível

Só conseguimos tirar proveito dos períodos sazonais quando eles chegam. Por isso, se prepare e desenvolva suas campanhas de marketing com antecipação para aumentar as vendas. Comece a promoção das suas ofertas em, no mínimo, uma semana antes a fim de levantar interesse no seu público e não enfrentar uma competição tão acirrada.

Fique de olho no estoque

Caso as suas ações de marketing sejam eficientes, você conseguirá vender bastante, mas e se os produtos acabarem antes do tempo? Ou ainda, e se houver mais compras na loja online do que produtos disponíveis? Por isso, esteja atento à gestão do seu estoque para evitar esse tipo de problema.

Aumente o atendimento ao cliente

Ter um aumento nas vendas fará com que você e seu time trabalhem mais. Porém, isso não pode fazer a experiência do cliente ser prejudicada. Logo, aumente a quantidade de pessoas no atendimento durante esses períodos.

Como pôde ver, ao seguir essas dicas, o planejamento de vendas pode beneficiar a sua empresa não apenas para tirar melhor proveito dessas épocas únicas, como também evitar problemas que comprometam o seu estoque de produtos ou a qualidade do seu atendimento.

E se você gostou deste post sobre como fazer um planejamento de vendas durante a sazonalidade e quiser ficar por dentro de outras dicas nossas, curta a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.