como fazer controle financeiro

Aprenda como fazer controle financeiro de forma eficiente

Descobrir como fazer controle financeiro depende de muitos fatores. Conhecimento das técnicas de gestão de recursos certamente é uma delas. Mas também são necessários planejamento e uma execução paciente.

As finanças são o termômetro de uma empresa. A capacidade de assumir riscos depende de coragem e senso de oportunidade, mas também de um fundo financeiro que só é possível para quem tem controle e consegue poupar.

Neste artigo, daremos algumas dicas para você aprender como fazer o controle financeiro da empresa de uma forma eficiente. Confira!

A importância do controle financeiro

Partiremos do pressuposto de que, se você gerencia um negócio há um bom tempo, já sabe muito bem o que é fluxo de caixa, capital de giro e outros termos financeiros fundamentais para a sobrevivência de uma empresa.

No entanto, há alguns detalhes tão importantes quanto, que costumam passar despercebidos. É sobre eles que falaremos abaixo, dando enfoque tanto a algumas boas práticas para melhorar o controle financeiro quanto à organização que deve ser inerente a essas práticas.

Powered by Rock Convert

Afinal, muitas vezes, manter as finanças em dia é uma questão, também, de processos e elaboração de uma rotina de trabalho, e não apenas de autocontrole para evitar gastos por impulso.

Algumas dicas para controlar as suas finanças

As nossas 3 dicas estão muito relacionadas às vendas da sua empresa. Afinal, desse setor dependem todos os outros, em termos financeiros e operacionais. Veja como algumas mudanças nos procedimentos podem ajudar no controle dos gastos.

Crie uma tabela escalonada

Conforme a sua empresa se expande e a natureza dos serviços prestados evolui, também as suas metas vão se modificando. Com o tempo, elas podem assumir modelos complexos, mas necessários, de bonificar vendedores.

Esses modelos devem cumprir sua função de motivar os profissionais de vendas, mas também estar de acordo com a realidade financeira do seu negócio. A opção escolhida, em alguns casos, é a da tabela de comissões escalonadas.

Esse tipo de comissão aumenta conforme os vendedores se aproximam da meta, o que resguarda os seus fundos em caso de não cumprimento.

Realize o controle de comissão

No entanto, com esse método mais complexo de comissionamento, podem surgir dificuldades de controle desses valores. Se esse é o seu caso, não hesite em recorrer a um software que o ajude.

A automação de certas atividades economiza tempo e dinheiro, o que se reflete rapidamente no seu controle financeiro. Além disso, você acaba tendo menos desperdício e, muitas vezes, esses fatores, se somados, pagam os custos com a plataforma.

Integre ao sistema ERP

Seja cuidadoso ao escolher essa solução. Vendedores e representantes devem ter acesso ao catálogo de produtos e outros dados facilmente, e essas informações devem coexistir com tantas outras indispensáveis ao funcionamento da empresa.

Ter tudo isso organizado melhora a sua capacidade de emitir relatórios, fazer análises e intervir. Então, certifique-se de que esse software de vendas esteja integrado ao ERP (Enterprise Resource Planning) da sua empresa.

Nós, da Pedido Eletrônico, somos especialistas nesse tipo de solução integrada. Temos mais de 25 anos de experiência de mercado, e estamos presentes no Brasil inteiro.

Se quiser saber mais sobre como fazer controle financeiro e ouvir dos nossos consultores algumas outras vantagens da nossa plataforma, entre em contato conosco. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.