metas de venda

Como definir metas de vendas para sua equipe? Saiba aqui!

Saber como definir metas de vendas não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não é tão simples quanto parece.

Isso por que, antes de tudo, elas devem ser alcançáveis e bem definidas. Afinal, se você atribui aos seus vendedores alvos muito distantes da realidade, o resultado pode ser estresse e sensação de incapacidade e derrota.

Veja, neste artigo, como definir metas de vendas corretamente e dar um gás no seu setor de vendas sem sobrecarregar seus vendedores!

Avalie os indicadores de vendas

Quando o assunto é vender, tudo começa e termina com os números. Antes de delimitar qualquer ação, dedique um tempo à análise dos dados que as suas vendas produzem atualmente.

Com base neles, saiba que metas ousadas demandam custos, horas-extras da equipe, comissões de vendedores e nem sempre compensam financeiramente. Observando esses números, pode ser que você chegue à conclusão de que crescer devagar é o caminho mais sustentável.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Analise o histórico de vendas e os investimentos realizados

E já que falamos em investimentos, é importante se questionar sobre o efeito que o aumento ou diminuição deles tem sobre novos clientes. Nem sempre aumentar as vendas se resume a investir mais. Pode ser que a solução esteja na mudança de procedimentos ou alinhamento entre a equipe, por exemplo.

Seja como for, o histórico de vendas, se comparado ao dos investimentos realizados, fornecerá uma resposta em números a essa questão. Portanto, realize esse confronto de dados!

Mapeie fatores externos

A maior influência sobre o sucesso das vendas é externa à sua empresa: ela vem da relação oferta-demanda e das dinâmicas econômicas de mercado.

Tradicionalmente, os gestores evitam investir em tempos de crise ou recessão econômica, mas saiba que isso não é regra. Muita gente já se deu bem usando a criatividade para suprir lacunas deixadas pelo mercado em baixa.

Se você for competente ao mapear fatores externos ao seu negócio, pode achar ótimas brechas para o seu setor de vendas atuar pensando fora da caixa.

Avalie a concorrência e a sazonalidade

Se por um lado é interessante pensar diferente, por outro, estar atento ao que os concorrentes andam fazendo também pode ser.

Muitas vezes, a solução de momento para definir metas de vendas para sua equipe é a mais óbvia e simples. Decisões incrementais têm muito a acrescentar se você souber traçar um plano bem amarrado e realista para as vendas.

Esse plano deve levar em consideração a sazonalidade. Claro que o sonho de todo negócio é obter uma regularidade nas vendas ao longo do ano, mas a verdade é que isso é uma exceção. Por isso, esteja atento aos seus melhores (e piores) meses!

Mensure a capacidade de vendas da sua equipe

Como dissemos no início deste artigo, metas muito ousadas parecem muito atraentes, mas podem ter efeitos negativos se não forem atingidas. Portanto, antes de definir objetivos para o seu time de vendas, leve em conta a real capacidade da equipe, seus pontos fortes, limitações e limites.

Com metas alcançáveis, documentadas e baseando-se em análises seguras dos seus próprios números e os do mercado, o aumento nas vendas começará a parecer muito simples para você.

Quer saber mais sobre como definir metas de vendas e outros assuntos? Curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn, se inscreva no nosso canal do YouTube e tenha acesso a esse conteúdo em primeira mão!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.