como aumentar as vendas

Como aumentar as vendas no varejo e no atacado em 2019?

Se você trabalha nos segmentos de varejo e atacado, sabe que a competição no mercado está acirrada e não há garantias de bons resultados para nenhum estabelecimento.

Por esses motivos, é importante saber quais medidas são mais interessantes para lidar com o desafio de como aumentar as vendas e manter seu negócio competitivo.

Uma boa estratégia de vendas pode conter uma grande diversidade de ações e campanhas — promoções, trade marketing, anúncios, redes sociais, degustação, plano de fidelidade, treinamentos, alteração do mix de produtos etc.

Entretanto, cada uma apresenta um desempenho diferente de acordo com o tipo de cliente e forma de uso.

Por isso, é necessário saber como escolher entre elas e usá-las de forma correta.

Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores práticas de como aumentar as vendas do seu negócio no próximo ano, apresentando medidas que funcionam tanto para o varejo, quanto para o atacado. Confira!

Tenha um bom planejamento operacional

O primeiro passo é começar com um planejamento operacional eficiente. Sendo assim, tenha bem definidos itens como:

  • previsão de vendas;
  • giro de cada item do estoque;
  • desempenho de cada produto do mix;
  • perfil dos clientes e público-alvo;
  • número de funcionários disponíveis;
  • performance de metas de vendas;
  • prazos de entrega dos fornecedores.

Com essas informações, é possível definir um cronograma de ações de vendas que impulsionam os resultados da empresa, evitando frustrações e problemas que reduzem sua eficiência — como falta de produtos e mal atendimento de funcionários.

Elas também ajudam no controle de estoque, relacionamento com fornecedores e contratação, gestão da equipe e definição do mix de produtos, garantindo uma operação mais otimizada e melhor orientada para o alcance de metas.

Conheça seus clientes

Antes de selecionar quais canais de comunicação e ações de vendas devem ser feitas para melhorar os resultados do seu varejo e atacado, é importante conhecer seus clientes e público-alvo.

Com um perfil completo desses consumidores, é mais fácil entender o que eles preferem durante a sua experiência de compra — alguns favorecem produtos exclusivos, enquanto outros podem querer descontos, por exemplo.

Uma forma de conhecer mais seus consumidores é solicitando seu feedback. Existem diferentes formas para fazer isso.

Alguns estabelecimentos deixam caixas de avaliação nas saídas, outros usam sistemas eletrônicos no caixa, enviam e-mails com questionários e até mesmo instruem os próprios vendedores a realizarem a tarefa durante uma venda.

Além de coletar informações sobre o público, a prática funciona como um diferencial positivo para a empresa, uma vez que os clientes se sentem importantes ao contribuir nas decisões do negócio!

Prepare a equipe

Não adianta ter ações que atraem os clientes para a loja e bons produtos, se o atendimento acaba com a experiência do cliente, certo?

Por esse motivo, é fundamental incluir treinamentos e eventos de capacitação na estratégia de vendas do varejo e atacado.

O ideal é que todo novo profissional receba um treinamento inicial sobre:

  • histórico da empresa com missão, visão e valores;
  • perfil dos clientes;
  • mix de produtos e seus diferenciais;
  • práticas de vendas mais eficientes;
  • processo de venda adequado.

Com isso, eles ficam preparados para atuar seguindo boas práticas. Por estarem mais preparados, eles tendem a ter maior produtividade, reduzindo o tempo de adaptação e seus custos à empresa — o que torna treinamentos e capacitações investimentos para o negócio.

Uma dica é oferecer novos treinamentos conforme os colaboradores permanecem no trabalho, preparando-os para passos mais desafiadores dentro do plano de carreira.

Quando novos produtos e alterações são feitas na estratégia, é interessante que eles sejam também preparados!

Invista em fidelização

Outra forma de aumentar as vendas é investindo em ações de fidelização de clientes, ou seja, práticas que incentivam seu retorno ao estabelecimento e sua preferência por ele diante os concorrentes. As mais comuns, são:

  • programas de fidelidade;
  • ações promocionais de e-mails;
  • benefícios exclusivos para clientes cadastrados.

Vale ressaltar que os clientes só retornam se tiverem uma primeira experiência de compra positiva.

Por isso, é necessário garantir um bom atendimento e o mix de produtos adequado antes de pensar nessas ações.

Essas são as melhores formas de como aumentar as vendas no varejo e atacado, que garantem bons resultados em curto, médio e longo prazo. Para facilitar a execução de todas elas, é recomendado investir na tecnologia, contratando um software de gestão, aplicativos de vendas e até mesmo catálogos eletrônicos — o que aumenta a presença digital do negócio.

Gostou de saber como aumentar as vendas no varejo e atacado? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, siga nossas páginas e receba conteúdos como esse direto na sua timeline. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.