fbpx
Como aumentar a produtividade

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas? 5 dicas

Toda empresa deseja lucrar mais e poder crescer, não é? Para isso, é preciso, dentre outras coisas, saber como aumentar a produtividade da equipe de vendas. Com o setor comercial a todo vapor, o barulhinho da caixa registradora não vai parar de tocar.

Um time altamente produtivo consegue trabalhar mais contatos, fechar vendas em menos tempo e gerar grandes receitas. Isso dá uma força importante para o negócio e pavimenta o caminho até o sucesso.

Mas como ter êxito nessa tarefa? A seguir, veja 5 dicas essenciais para conquistar esse efeito!

1. Invista no treinamento de funcionários

Para ter uma equipe mais produtiva, é essencial que as pessoas saibam como melhorar a própria atuação. Então, que tal investir em treinamentos especializados sobre como obter novas conversões?

Realizar capacitações com técnicas de venda inovadoras, por exemplo, ajuda o time a reciclar os conhecimentos e a ficar por dentro de como agir para conquistar o coração de cada oportunidade.

Essa também é uma forma de garantir que a sua empresa esteja sempre atualizada com técnicas inéditas, como ao colocar o setor de marketing na jogada. Isso gera o máximo aproveitamento de oportunidades e uma melhoria no desempenho.

2. Trabalhe a motivação da equipe

Levantar a moral do time também é muito importante, pois os funcionários motivados rendem até 50% a mais. Isso significa que dois vendedores engajados, na verdade, podem realizar o trabalho de até três profissionais.

Uma das formas de conquistar esse efeito é definir metas desafiadoras, mas alcançáveis. A necessidade de atingir os resultados faz com que todo mundo se mexa e tenha um desempenho ampliado.

Também é válido recompensar quem se sair melhor, com prêmios que variam de folgas extras a comissões. Não se esqueça de garantir um bom clima organizacional — sem deixar de lado a pitada de competitividade.

3. Ofereça feedback

Ter um retorno sobre a atuação é muito valorizado por qualquer profissional, e isso não é diferente com os vendedores. Já que a intenção é ter sucesso na tarefa de como aumentar a produtividade da equipe, esteja preparado para dar feedback sobre os resultados, as ações e as abordagens.

Essa troca é positiva para a motivação e, principalmente, para o aprendizado. Quando os profissionais sabem onde erram e onde acertam, conseguem desempenhar o papel de forma otimizada.

4. Automatize processos

Em plena era digital, não faz sentido deixar a sua equipe na Idade da Pedra. É preciso que os profissionais de vendas tenham recursos de automação à disposição, pois isso facilita o processo.

O investimento em tecnologia para automação acontece de várias formas. A mais simples delas é escolher um aplicativo ou software que atenda às principais necessidades do negócio.

Ser capaz de fazer pedidos, acompanhar o catálogo B2B, ver os preços e cadastrar os clientes em um só lugar adianta muito o trabalho do time. Como resultado, os vendedores passam menos tempo em tarefas burocráticas e conseguem focar nas conversões.

Para obter esses efeitos positivos, escolha uma solução intuitiva, com sincronização na nuvem e com bom custo-benefício. Por meio das ferramentas certas, você notará que aumentar a produtividade se torna muito mais fácil.

5. Acompanhe os resultados

Não adianta fazer tudo isso para, no final, deixar o desempenho correr solto. Não é preciso agir de forma centralizadora, mas acompanhar os números é essencial. A partir das metas e dos indicadores de performance, verifique como tem sido a atuação da equipe e de cada profissional.

Isso ajuda a identificar o que tem dado certo, o que pode ser replicado e o que deve ser modificado. Quanto mais entendimento você tiver sobre o nível de produtividade, mais fácil é ampliá-lo.

Depois de colocar essas dicas em prática, a tarefa de como aumentar a produtividade ficará simples. Resultado? O seu negócio vai vender mais, lucrar com intensidade e poderá crescer.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe o post nas suas redes sociais e debata sobre o tema com os seus amigos!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.