fbpx
Clientes nao comprarm

Clientes que não compram, qual é o motivo?

É frustante saber que o cliente que não compram mais da nossa empresa, mas você sabe mensurar a quanto tempo ele não compra e o motivo?

E ai quando você lembra que o cliente existe pronto já era o cliente conheceu outro fornecedor e você provavelmente não conseguirá mais vender para ele.

Isso é normal e acontece muito: mesmo em dias comuns, o número de clientes comprando poder ser alto e dar a impressão de “Estamos vendendo bem!”, mas a realidade por trás disso é outra.

E, afinal, como explicar que os clientes deixam de comprar, mesmo quando o movimento está bom? Separamos 4 motivos importantes para que você fique atento e checar os clientes que não compram!

Os produtos são desnecessários para eles

O consumidor moderno procura uma solução para seus problemas (que ele ainda nem sabe que tem), ou um produto que torne sua vida melhor de alguma maneira. Então a sua missão é mostrar a ele o problema que ele tem e não sabe, e como o seu produto resolve isso, criando um senso de urgência na compra.

É como educá-los para adquirir o que você vende. E para isso, o que você precisa é acertar no marketing dos produtos, se baseando no comportamento do consumidor e revelando a ele o próprio desejo “oculto”.

Lembre-se que a necessidade de compra é criada pelo próprio marketing dos produtos, não somente a partir da própria consciência do cliente.

O produtos está sem estoque em seu catálogo online.

O erro mais comum no universo dos varejista: as pessoas ouvem sobre uma ótima promoção ou produto novo, têm o desejo de compra despertado, vão até o catálogo checar a promoção e cade o produto?

Além disso ao despertar o desejo do cliente se não é com você provavelmente comprará do concorrente, todo cuidado é pouco quando trabalhamos com vendas e ainda mais com um mercado tão exigente.

Controle do estoque é muito mais que apenas um produto na pratilheira ele faz parte de um ecossistema junto a sua empresa e estoque doente não é bom para a saúde da empresa.


Encontraram um preço melhor

Quando o preço é decisivo e os clientes deixam de comprar, é o momento da sua empresa mostrar o diferencial que tem (e se ainda não tem, é melhor desenvolvê-lo).

Mais uma vez, o que você precisa é mostrar às pessoas o valor do seu produto e chamar a atenção para os “problemas” que ele vai resolver, além dos benefícios que ele traz.

E mais do que isso, diversificar o atendimento de um jeito que o seu concorrente não possa fazer é crucial. Criar experiências de compra únicas e marcantes para os seus clientes vai convencer os menos sensíveis a preço de que uma grande experiência vale a pena na hora de pagar um pouco mais.

Não deixe seu cliente esperando, já fez a sua visita?

Deixar um cliente esperando é a mesma coisa que dizer a ele claramente que não queremos o seu dinheiro, que ele não é importante para a nossa empresa. Esse é o significado de quando deixamos nosso cliente esperando e não o tratamos como prioridade.

Um bom software de CRM ajuda o vendedor a buscar informações mensalmente de quais clientes ele terá que vender, quais não compraram, qual sua meta e muito mais.

Aproveitando a tecnologia para evitar a perda de clientes.

Com o aplicativo do pedidoeletronico e mais o catálogo online é possível resolver os 4 pontos críticos e evitar que o cliente pare de comprar da sua empresa e um ponto bacana que queremos mostrar é o relatório de clientes que não compram, o período você coloca no sistema e ele mostra toda a relação dos clientes e suas ultimas compras.

Para acessar o relatório, você deve ter o registro no sistema e acessar o Menu – Relatórios e clicar na opção de Relatórios clientes Ativos e Inativos

Clientes que não compram

Após o clique o sistema vai trazer o relatórios dos clientes que não compram dentro do mês, conforme mostra a figura abaixo.

Você pode escolher quanto dias que o relatório deve mostrar que seu cliente não compra ou um período selecionando essa opção.

Ou selecionar um vendedor, Clientes ativos ou inativos, Clientes em prospecção entre outras opção como mostra a figura abaixo.

É isso ai, se precisar de ajuda estamos a disposição no chat só nos chamar!

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.