ciclo de vendas

O que é ciclo de vendas e quais são suas etapas?

Para aumentar as vendas e o faturamento da empresa, é essencial estruturar todas as suas etapas comerciais. Para isso, uma das estratégias utilizadas para é definindo qual é o seu ciclo de vendas.

Se você tem dúvidas sobre como montar o seu ciclo de vendas, continue a leitura e confira a nossa explicação sobre esse conceito e quais são as etapas que o compõem. Vamos lá?

O que é o ciclo de vendas?

O ciclo de vendas é composto pelas fases necessárias para a compra de um serviço ou produto. Portanto, ele ocorre desde o momento em que uma pessoa faz contato com a sua empresa pela primeira vez até o pós-venda.

Portanto, quando você faz investimentos em marketing para dar início ao ciclo de vendas, é preciso estar atento a esse valor investido, às tarefas necessárias para realizar a venda e também aos processos que o cliente executa para fazer a compra.

Qual é a importância do ciclo de vendas?

É importante conhecer o ciclo de vendas para saber quais são as etapas que o seu cliente traça para chegar até a compra da sua oferta. A partir disso, é possível desenvolver ações e elaborar scripts de vendas que estejam de acordo com a etapa do ciclo para que o vendedor use a abordagem certa a fim de fechar o negócio.

Quais são as etapas do ciclo de vendas?

Bom, neste momento, você deve estar se perguntando: “quais são as etapas do ciclo de vendas pelas quais meu cliente passa e que eu devo conhecer”, não é mesmo? Para responder essa pergunta, trouxemos cada uma delas abaixo.

Prospecção

É o momento em que o vendedor — ou SDR, Sales Development Representative — levanta as pessoas que apresentam as maiores probabilidades de se tornarem clientes.

Contato

O próximo passo é contatar essas pessoas a fim de conferir se elas realmente têm interesse em soluções como as que você tem a oferecer.

Qualificação

Em seguida, é preciso qualificar os contatos que podem levar a uma proposta comercial que valha a pena. Se alguma pessoa não apresentar essas condições, será mais válido prospectar outro tipo de público do que forçar um próximo passo.

Avaliação

O vendedor conversa com a pessoa e avalia se ela deverá evoluir para uma proposta. Afinal, se ela apresentar sinais de que não poderá fechar a compra agora, então, é melhor finalizar a conversa por aqui.

Fechamento

Se não for esse o caso, e o contato passar para a apresentação da proposta, certifique-se de que um bom fechamento seja feito. Para isso, é necessário ter certeza de que não há ponto algum que impeça o cliente de fechar a compra.

Pós-venda

Contudo, a venda não termina quando o cliente compra. Afinal, a experiência oferecida pode fazer com que queira comprar ainda mais. Por isso, é essencial fazer um pós-venda a fim de saber o quão satisfeitos os clientes estão e como melhorar.

O que deve ser observado no ciclo de vendas?

Essas etapas do ciclo de vendas correspondem a qualquer modelo de negócio. Contudo, alguns pontos devem ser vistos individualmente, são eles:

  • em que momento o cliente compra;
  • quais fatores influenciam a compra;
  • quais pesquisas o público faz para encontrar o seu produto;
  • quais são as principais fontes de indicação que seus clientes recebem referente a sua oferta;
  • quais lugares seus clientes costumam frequentar;
  • o que seus clientes consideram como ponto mais importante na hora da compra.

Dessa forma, você pode montar o seu ciclo com o objetivo de otimizar as suas ações comerciais e aumentar a sua receita.

Agora, que tal dividir esse conhecimento com outras pessoas para que elas também conheçam o funcionamento do ciclo de vendas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.