mix de produtos

Afinal, o que é e qual a importância do giro de estoque?

Fazer o controle do armazenamento do negócio é um dos pontos críticos para o sucesso. Afinal, um estoque pequeno demais gera desabastecimento, enquanto um muito grande leva a custos maiores. Nesse sentido, o giro de estoque é uma característica importante para ser considerada.

Quando o indicador é analisado, é possível ter bastante visibilidade sobre a situação. Nada melhor do que ter total controle sobre o negócio, concorda?

Para que você possa usar esse elemento da maneira ideal, trazemos o que é preciso conhecer sobre essa métrica. Confira!

O que é o giro de estoque?

Considerado um dos indicadores do armazenamento, o giro de estoque serve para expressar quantas vezes um produto foi reposto (ou “girou”). Para entender melhor, pense em uma empresa que tem 10 unidades de um item A. Assim que as 10 são vendidas e outras 10 são repostas, ocorre um giro.

Esse cálculo, portanto, ajuda a identificar o comportamento de vendas e de armazenamento. O objetivo é que ele seja o maior possível, já que denota uma saída intensa dos produtos.

Qual é a sua importância?

Calcular e analisar o giro de estoque é essencial para que a sua gestão seja efetiva. Podemos dizer que essa é uma forma de entender se os produtos têm “encalhado” nas prateleiras ou se a saída está adequada.

Assim, é mais fácil tomar decisões estratégicas, como alterar o mix de produtos e retirar aquilo que não vende tanto. Com um giro baixo, também é viável planejar promoções que incluam os que estão parados por um tempo maior.

Em relação às compras, é possível saber onde está a principal demanda. Isso permite comprar mais daquilo que sai com intensidade e menos do que fica parado. Com um estoque bem dinâmico, não ocorre uma imobilização tão grande de capital, o que é ótimo para o negócio.

Como calculá-lo?

O cálculo do giro de estoque é simples, mas é atrelado ao momento a ser analisado. Então, recomendamos começar pela definição do período. É possível estudar o giro no mês, no trimestre, no ano e assim por diante — depende do que for mais conveniente.

Depois de selecionar a fase, é hora de aplicar a seguinte fórmula:

Giro do estoque = Vendas totais no período / Estoque médio

Vamos imaginar que certo produto tem um estoque médio de 300 itens. Em um ano, foram vendidos 1500 elementos. Com o cálculo, ocorreram 5 giros. Se apenas 250 itens tivessem sido vendidos, o número seria menor que 1, o que aponta que alguns estão nas prateleiras desde que chegaram.

O índice também pode ser calculado pelo valor vendido e médio de armazenamento. Se as vendas corresponderam a R$ 40 mil no ano e o estoque médio era de R$ 10 mil, ocorreram 4 giros. Viu como é fácil?

Como melhorar o giro de estoque?

Depois de calcular, é hora de entender como otimizar e ampliar o giro de estoque. Na prática, isso significa conseguir mais vendas para o tipo de produto, de modo que ele tenha que ser reposto com maior frequência.

Em curto prazo, pode valer a pena realizar promoções para garantir a saída dos itens parados. Com um bom planejamento, é possível até aumentar o ticket médio e a lucratividade das vendas.

Além disso, é preciso repensar a estratégia do mix de produtos. Um giro constantemente baixo pode apontar a necessidade de substituir ou retirar um item e focar em outros com maior desempenho.

Para completar, indicamos melhorar o aproveitamento dos vendedores. Com um aplicativo de vendas para apresentar produtos e obter pedidos, por exemplo, nenhuma oportunidade é desperdiçada. Com mais saídas, ocorrem novas reposições.

O cálculo e acompanhamento do giro de estoque são ações essenciais para o bom controle de armazenamento. Com essas e outras práticas, é possível fazer um gerenciamento eficiente, o que eleva os resultados.

Como a conquista dos consumidores tem tudo a ver com a melhoria nesse índice, aproveite para saber o que é CRM e como isso auxilia a gestão do negócio.

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.