mix de produtos

Afinal, como definir o melhor mix de produtos para a empresa?

Tanto gerentes de marketing quanto donos de negócio têm um objetivo em comum: aumentar as vendas e faturamento da empresa. E, para isso, nem sempre é necessário criar produtos novos e sim aproveitar os que já existem numa oferta de mix de produtos.

E para que você entenda o que ele é e como o compor, fique conosco até o final deste artigo! Vamos lá?

O que é mix de produtos?

O mix de produtos, nada mais é, do que uma oferta variada que uma empresa pode fazer ao seu público. Isto é, uma variedade de produtos ou serviços que os clientes podem adquirir.

Portanto, ter um bom mix voltado a diversos tipos de clientes é uma boa estratégia, pois pode levar tudo que for oferecido pela sua empresa a tipos segmentados de público, o que contribui para o aumento da receita do negócio.

Para que uma empresa tenha sucesso a partir de um mix de produtos, é preciso entender bem o perfil dos seus clientes assim como as necessidades deles para que a oferta do mix faça sentido.

Como definir um mix de produtos?

E para que você saiba como fazer o mix de produtos mais apropriado para o seu negócio, trazemos aqui 4 dicas das quais você poderá precisar.

Considere o seu ramo de atividade ao criar o mix de produtos

Ao criar o seu mix de produtos, levar em conta o seu ramo de atividade é fundamental. Afinal, se espelhar no mix criado por uma empresa que atua num nicho completamente diferente é um erro. Atente-se ao seu segmento e às necessidades que você deve suprir.

Se coloque no lugar do cliente

E para conhecer bem o seu nicho, o primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu cliente. Não importa o quão maravilhoso seja o seu produto, os clientes o procuram unicamente porque precisam dele para resolver um problema.

Portanto, ao compor o mix, se certifique que os produtos consigam sanar a dor que os seus possíveis novos clientes tenham.

Escolha produtos que se relacionam um com o outro

Já imaginou comprar um carro e a mesma empresa perguntar se você tem interesse num liquidificador? Nada a ver uma coisa com a outra, certo? Mesmo as pessoas que gostam de utensílios cozinha dificilmente pensam neles enquanto compram um automóvel. Diferentemente desse exemplo, a oferta do seu mix precisa ter harmonia.

Observe o que a concorrência está fazendo

Para que a sua estratégia de mix de produtos seja única, trate de saber o que seus concorrentes estão fazendo. O segredo aqui não é fazer o mesmo que eles e sim fazer melhor, para que você se destaque e consiga vender mais por meio de uma experiência de compra única, tanto no B2B quanto no B2C.

Como um sistema pode ajudar com o mix de produtos?

Para vender um mix de produtos é preciso organização, pois imagine, por exemplo, se cada um deles for ofertado por um fornecedor diferente. Como o seu trabalho é oferecer uma experiência única de compra ao cliente, um sistema de gestão pode ajudar a ter todos os produtos registrados e prontos para serem oferecidos num só lugar.

E você, está precisando organizar suas tabelas de pedidos, orçamentos, preços e todas as listas num só lugar? Então veja a solução incrível que temos para você. Baixe o nosso app e seja cada dia mais profissional!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.