fbpx

As 6 melhores estratégias de marketing para atacadistas

Empresas que atuam no setor atacadista sabem que esse não é um ambiente de baixa competição, pelo contrário: é preciso uma gestão eficiente para se destacar e lidar com os desafios do mercado.

Para isso, é importante conhecer bem o perfil do consumidor de um atacado, bem como adotar estratégias de marketing que tornam sua atividade mais otimizada.

O marketing é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Quando feito de forma correta, ele facilita a construção de uma marca forte e reconhecida, cria relacionamentos com o público certo e estimula as trocas entre a organização e o mercado — sem, necessariamente, priorizar o uso de preços baixos.

Pensando nisso, colocamos abaixo as 6 melhores estratégias de marketing para atacadistas, mostrando como atrair e manter clientes nesse segmento de forma mais lucrativa. Acompanhe!

1. Segmentar o mercado

Uma das principais estratégias de marketing do mercado é a segmentação, ou seja, a prática de dividir seu público-alvo em grupos separados por suas semelhanças — podendo ser por tipo de produto comprado, tamanho da compra, região etc. O objetivo é criar diferentes abordagens e comunicação para cada grupo, facilitando a atuação de vendedores, representantes comerciais e os profissionais de atendimento.

2. Fazer benchmarking

O termo benchmarking pode ser compreendido por “comparação com a concorrência”. Nesse sentido, nada mais é do que a análise de pontos fortes e fracos dos principais competidores da empresa, identificando práticas que podem ser adotadas — e, principalmente, melhoradas — pela organização. Para mais eficiência, o benchmarking deve ser uma atividade feita de forma contínua, com o objetivo de sempre manter o negócio competitivo.

3. Oferecer descontos

Compras em atacado normalmente são sinônimos de descontos e preços mais baixos (comparado ao valor do varejo). Nesse sentido, é importante criar uma estratégia de descontos para seus clientes, como forma de atraí-los e fechar negócios. O ideal é que seja feita uma tabela de reduções progressistas, que variam conforme a quantidade de itens comprados.

Além disso, é importante ressaltar que o foco do atacadista não deve ser em realizar vendas pontuais, mas sim, criar relacionamentos duradouros. Dessa forma, essa não pode ser a única estratégia adotada para finalizar vendas, é necessário pensar em atributos que geram valor para o negócio — vamos abordar esse assunto no próximo tópico!

4. Construir relações duradouras

Diferentemente do varejo tradicional, no segmento de atacado, as relações são feitas entre empresas e, no geral, é preferível que elas se estendam por mais de uma transação. Isso porque o número de compradores não é tão grande quanto o de consumidores físicos, o custo de aquisição de um cliente (CAC) é muito maior, e o tempo para finalizar a venda também.

Sendo assim, é importante adotar medidas que construam boas relações e incentivem a recompra. Entre as práticas mais indicadas, estão o cumprimento de todos os termos acordados, entregas dentro dos prazos, atendimento de qualidade, disponibilidade e flexibilidade do vendedor responsável e propostas de melhores condições para clientes de longa data — todas essas ações aumentam o valor do atacadista para seus clientes.

5. Focar no atendimento de qualidade

A atuação de atendentes, vendedores e representantes é parte fundamental das vendas no atacado. Esses profissionais são responsáveis por manter o relacionamento com os clientes, apresentar propostas, realizar negociações e se certificar que suas necessidades são atendidas. Portanto, é importante que eles tenham o preparo adequado e ferramentas que otimizam sua atuação — como um carro para locomoção, smartphone, tablet e sistemas de gestão de pedidos e clientes.

6. Investir em sua reputação

Por fim, é necessário investir na construção de uma reputação positiva para a empresa, garantindo que novos clientes sejam atraídos para o negócio com maior facilidade. Para isso, é indicado ter um bom website, que conte com depoimento de clientes atuais, história da empresa e seus principais diferenciais. Além disso, é preciso manter reclamações e problemas legais resolvidos, sempre atualizando as informações disponíveis sobre o negócio na internet.

E aí, gostou de saber quais são as principais estratégias de marketing voltadas para o setor atacadista? Acredita que este conteúdo pode ajudar outros profissionais do mercado? Então compartilhe o post em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.