gestão de vendas

6 erros em gestão de vendas que você não deve cometer jamais

Não é novidade que o mercado está cada vez mais concorrido e dinâmico, o que tem trazido diversos desafios para as organizações.

Com o surgimento da internet e a facilidade para criar pequenos negócios, os consumidores têm muito mais opções e estão mais exigentes em suas jornadas de compra.

Por esses motivos, nunca foi tão importante ter uma gestão de vendas eficiente.

Nesse novo cenário, pequenos erros fazem toda a diferença e podem ser o fator de decisão entre finalizar ou não uma compra, retornar ao estabelecimento e manter uma relação de longa duração com a marca.

Nesse sentido, é importante saber como manter uma estratégia de qualidade e quais práticas prejudicam sua atuação no mercado.

Pensando nisso, listamos 6 erros que não podem ser cometidos na gestão de vendas para garantir melhores resultados para o seu negócio. Confira!

1. Não fazer planejamento operacional

Um dos principais erros na gestão de vendas é não fazer um bom planejamento de sua operação.

Essa prática é fundamental para ter um bom controle de estoque, lidar com sazonalidade, realizar boas contratações, reduzir indicadores negativos, como o turnover, e estabelecer um bom relacionamento com os clientes, melhorando seus resultados.

2. Ignorar a concorrência

Outro erro é ignorar o que seus concorrentes estão realizando no mercado. A realização de benchmarking é fundamental para identificar pontos fortes e fracos dessas empresas, mostrando o que pode ser alterado na sua gestão de vendas para atrair mais clientes, aumentar sua satisfação e melhorar o relacionamento com eles, gerando melhores resultados para o seu negócio.

3. Não conhecer e ouvir o cliente

Como falamos, os clientes estão cada vez mais exigentes, o que resulta em novos desafios para as empresas.

Para lidar com eles, é fundamental conhecer com profundidade o perfil do público atendido e quais são suas principais dores, demandas e necessidades em relação a seu segmento de atuação.

Uma dica é fazer uma pesquisa de mercado, coletar informações dos consumidores e solicitar feedback sobre suas experiências de compra, levantando uma série de informações que podem ser usadas para melhorar a tomada de decisão na gestão de vendas.

4. Esquecer do funil de vendas

Muitos gestores acreditam que todo consumidor que procura por seu produto ou serviço está disposto a comprá-lo, porém, isso é um erro que impacta negativamente na previsão de vendas e gestão de estoques.

É preciso conhecer o funil de vendas e entender que, naturalmente, apenas um percentual dos interessados realmente finaliza uma compra e que, além disso, é preciso investir em diferentes práticas e atividades para influenciar os resultados de cada etapa dele.

5. Não investir na presença online

Segundo o IBGE, 64,7% das pessoas usam a internet no Brasil, a plataforma Internet Live Stats indica que o Google recebe mais de 3,5 bilhões de buscas diariamente e o relatório Webshoppers mostra que 27,4 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma compra no e-commerce no último ano.

Sendo assim, manter uma presença digital é fundamental para qualquer organização — independentemente de tamanho ou segmento. Isso porque os consumidores atuais podem usar a internet para todas as etapas de sua jornada de compra, não apenas no fechamento.

Uma dica é começar com um site bem intuitivo e completo, com as informações da empresa e perfis nas principais redes sociais usadas pelo seu público de interesse — como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram. Caso identifique a demanda, outros investimentos podem ser feitos, como a criação de um e-commerce ou aplicativo.

6. Manter uma gestão de vendas sem tecnologia

Por fim, não esqueça que o mercado está cada vez mais digital e tecnológico, assim como as rotinas dos consumidores — o que faz com que eles optem por empresas que ofereçam serviços modernos e digitais.

Nesse sentido, organizações que mantém suas atividades sem tecnologia perdem espaço para negócios modernos, que oferecem produtos e serviços automatizados e outras funcionalidades digitais — e-commerce, catálogo digital, aplicativo, chat online, cadastro unificado, atendimento omni e cross channel etc.

Gostou de saber mais sobre como melhorar sua gestão de vendas? Comenta aqui quais dicas você mais gostou e se faltou algum item em nossa lista!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.