gestão de logística

6 dicas para otimizar a gestão de logística

A gestão de logística é um dos principais desafios para qualquer varejista — seja ele focado em transações B2B, seja em atividades B2C. Responsável por fazer o armazenamento e a entrega de produtos, é importante que esse processo seja realizado de forma eficiente e otimizada, uma vez que ela também representa um alto custo para o orçamento do negócio.

Para isso, é necessário que a empresa invista em desenvolvimento de sua cadeia logística, acompanhe as tendências do mercado e tenha boas estratégias de otimização, que reduzem custos e melhoram a operação.

Pensando nisso, listamos abaixo 8 práticas que devem ser feitas para melhorar a gestão de logística do seu negócio. Confira!

1. Ter um bom planejamento de operação

O primeiro passo para melhorar a gestão de logística no negócio é ter um bom planejamento operacional. Para isso, é importante ter conhecimento detalhado das atividades, um mapeamento dos processos e noção das tendências do mercado. Com base nessas informações, é possível estabelecer alguns itens:

  • quantos pontos de distribuição são necessários;
  • que tipo de estrutura é preciso para armazenar os produtos;
  • qual o tamanho da frota de veículos de entrega;
  • qual a quantidade de profissionais necessários em cada centro;
  • qual o melhor processo de armazenamento, empacotamento e distribuição;
  • quais as boas práticas para o ambiente logístico;
  • quais ferramentas e equipamentos são necessárias para manter a gestão eficiente.

2. Realizar previsões de demanda

Um dos indicadores mais importantes da gestão de logística é a previsão de demanda, ou seja, uma estimativa do quanto a empresa vai vender, de cada produto, em cada dia ou período de operação. Com base nesses dados é possível preparar melhor a equipe para lidar com momentos de maior ou menor número de pedidos e atividades dentro da operação — datas de Black Friday e Natal normalmente exigem contratação de força de trabalho adicional para atender as solicitações dentro do prazo.

3. Acompanhar o desempenho dos fornecedores

Outra maneira de melhorar a operação logística é fazendo um acompanhamento do desempenho dos fornecedores, identificando se eles estão influenciando na performance da área. Para isso, é essencial usar indicadores de resultados, como:

  • percentual das entregas feitas dentro e fora do prazo;
  • número de atrasos dentro do período;
  • percentual de produtos ou materiais danificados recebidos;
  • taxa de descumprimento de SLA’s (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) estabelecidas em contrato;
  • comparação do preço aplicado com a média do mercado.

Essa supervisão ajuda a compreender se os fornecedores atuais estão contribuindo negativamente para as atividades logísticas — gerando atrasos, reclamações, devoluções e, até mesmo, perda de clientes. Se esse for o caso, vale estabelecer novas parcerias, com organizações de maior qualidade e custo-benefício. Para isso, é só fazer uma pesquisa detalhada das novas opções.

4. Usar um sistema de gestão

A tecnologia tem ajudado em diferentes atividades na gestão de um negócio — na logística, isso não é diferente. Com o uso de um sistema de gestão é possível automatizar e melhorar diversas funções e processos dessa área:

  • controle de estoque, como giro, vencimento etc.;
  • controle de fornecedores;
  • análise do desempenho da área e dos profissionais.

Além de um sistema de gestão, é possível adotar outras soluções de TI para a área, como maquinário inteligente, software de separação e organização de pedidos e plataformas de treinamento para os funcionários.

5. Integrar e manter o time bem treinado

Outra forma de otimizar a gestão de logística é fazendo a integração dos setores da empresa, criando uma visão mais completa da operação do negócio para seus gestores. No entanto, é também importante manter os colaboradores da área logística capacitados para executar suas atividades com eficiência e alta produtividade. Para isso, é importante oferecer treinamentos que mostrem as melhores práticas, processos da empresa e formas de otimizar suas funções.

Hoje é fundamental adotar novas tecnologias, indicadores de desempenho e estabelecer parcerias de sucesso. Isso garante uma gestão de logística exemplar. Basta seguir todas as nossas dicas e se manter sempre atualizado sobre o assunto.

Gostou de saber mais sobre como melhorar a gestão de logística do seu negócio? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.