persuasão em vendas

Conheça 5 técnicas de persuasão em vendas

Qual vendedor nunca se deparou com um consumidor confuso ou difícil de convencer, não é mesmo? Nesse momento, além de entender bem do seu produto e diferenciais da empresa, é fundamental conhecer e aplicar técnicas de persuasão em vendas.

Caracterizadas como métodos que se valem de gatilhos mentais para despertar sentimentos e ações entre os consumidores, as técnicas de persuasão facilitam a conversão da venda.

Assim, quando usadas de forma eficiente, geram uma série de benefícios para a empresa — como aumento das vendas e fidelização de clientes.

Para que você aproveite essas vantagens e otimize os seus resultados, separamos uma lista com as 5 técnicas de persuasão em vendas mais usadas no mercado. Continue a leitura e confira!

1. Empatia

A primeira técnica de persuasão é se valer da empatia para personalizar o atendimento ao consumidor. Para isso, é necessário que o vendedor tente se colocar no lugar do cliente, compreendendo suas dores e necessidades.

O ideal é que o vendedor deixe o consumidor falar e questione do que ele precisa, os motivos que o levaram a buscar o item, quais problemas deseja solucionar e o que o fez procurar aquela solução.

A ideia por trás da empatia é criar um vínculo de confiança com o consumidor e absorver informação suficiente para personalizar o atendimento, bem como oferecer as melhores opções que solucionam seus problemas.

2. Urgência

O segundo gatilho mental usado em técnicas de persuasão em vendas é a urgência, responsável por criar um sentimento de impulsão nos clientes, fazendo com que eles realizem a compra naquele momento.

Para isso, o vendedor se vale de estratégias de vendas que estabelecem condições exclusivas e com tempo limitado para serem aproveitadas, como um desconto apenas naquela consulta. Isso acelera o processo de decisão do cliente, que não quer perder oportunidades.

Vale lembrar que, para que essa técnica funcione, é fundamental que a condição seja real, ou seja, depois do prazo estabelecido, o desconto seja finalizado. Caso contrário, os consumidores que retornarem e ficarem sabendo podem ficar frustrados e se arrepender da compra.

3. Escassez

A técnica que usa o princípio de escassez é muito similar ao modelo de urgência. Entretanto, nessa prática o que vai acabar é o produto em si, resultado da baixa no estoque e vendas em alta.

Assim, vendedores alertam os consumidores que estão considerando um item de que ele pode acabar e que, para garantir, é melhor realizar a compra naquele momento.

Novamente, é importante que a informação seja verdadeira para não gerar frustrações. Além disso, durante a conversa, é necessário apresentar informações que validam a aderência do produto.

4. Autoridade

Um dos principais motivos para que consumidores desistam de uma compra é a falta de confiança na empresa. Para lidar com esse problema, é importante investir no desenvolvimento de autoridade.

Essa técnica de persuasão apresenta elementos que validam a qualidade, conhecimento e garantias que a empresa oferece ao consumidor. Assim, ele entende que o negócio é referência na comercialização do item e se sente seguro na transação.

Para isso, é fundamental que seu produto tenha qualidade e seus vendedores sejam bem treinados, dominando as informações sobre o mix, diferenciais da empresa e dados que comprovam sua autoridade — como estudos de caso e depoimentos de clientes.

5. Influência social

A última técnica é se valer da influência social para reforçar o valor de um produto. Para isso, o vendedor associa o item a pessoas relevantes no meio social do consumidor, a quem ele aspira ou em quem confia — normalmente celebridades ou figuras públicas.

A empresa pode criar parcerias com essas pessoas para divulgar o item ou reforçar dados de consumo, como sua popularidade entre grupos específicos, crescimento das vendas e recomendações realizadas por pessoas conhecidas.

Fica evidente que existem diferentes gatilhos mentais que podem ser utilizados para otimizar a estratégia de vendas de qualquer empresa. Para isso, basta que a força de vendas seja treinada e adote aqueles que melhor funcionam para o seu público.

É importante reforçar que as informações e dados apresentados devem ser verdadeiros e usados de forma natural. Isso evita frustrações e sentimento de engano entre os consumidores.

E aí, gostou de conhecer essas técnicas de persuasão em vendas e como elas podem otimizar seus resultados? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais e conferir novos conteúdos como esse. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.