vendedor de sucesso

Confira os 5 hábitos comuns de todo vendedor de sucesso

O que diferencia um vendedor de sucesso? Provavelmente, você já se fez essa pergunta nos seus momentos, talvez até questionando sua performance ao final de um mês.

A verdade é que vender não é um processo simples, embora possa ser aprendido e ensinado. Ser um vendedor de sucesso tem muito a ver com que tipo de produto ou serviço você vende, para quem e como.

Neste artigo, vamos apresentar 5 técnicas e hábitos que podem ajudá-lo a vender melhor em qualquer circunstância. Acompanhe!

força de vendasPowered by Rock Convert

1. Entenda as necessidades do cliente

O maior defeito de qualquer vendedor é ser chato. Forçar a barra, ser pedante ao apresentar um produto e recusar-se a ouvir uma resposta negativa não vai levá-lo a lugar nenhum.

Antes de qualquer coisa, você deve entender as necessidades do indivíduo. É por meio delas, aliás, que você sabe quando se trata de um potencial cliente ou não.

Os vendedores de sucesso sabem que seu tempo é valioso e não estão dispostos a desperdiçá-lo com quem não tem interesse por aquilo que vendem.

2. Adapte sua linguagem

Falar um português claro é obrigação de todo vendedor. No entanto, é necessário evitar o exagero. Se você gosta de usar termos muito rebuscados para impressionar, saiba que pode afastar a clientela.

Se o potencial cliente é humilde, simplifique a linguagem. Se for uma pessoa com alto nível intelectual, não a subestime — faça analogias e comparações, mas nunca perca a clareza.

3. Descubra seu diferencial

Todos temos um diferencial, que é fruto da nossa individualidade. Você sabe qual é o seu? Se não, trate de descobri-lo.

Repare que dizemos “descobri-lo”, e não “criá-lo”. Buscar criar uma habilidade de vendas para se destacar é muito bom, mas o seu diferencial é algo único e que você faz naturalmente, sem nenhum esforço.

Algumas pessoas são naturalmente simpáticas; outras, eficientes, e algumas são prestativas e comunicativas. Descubra aquilo em que você é bom.

4. Crie uma relação

Nós, brasileiros, gostamos de fazer negócios com amigos. Assim, se uma amizade nascer da sua relação com os clientes, saiba que eles vão comprar de você por muito mais tempo.

Claro, ninguém se esforça para ser amigo de ninguém. Mas, se houver empatia, deixe a amizade acontecer normalmente, fruto do assunto em comum que você tem com o cliente, que é aquilo que é vendido.

5. Ofereça um algo mais

De certa forma, uma venda também é um atendimento. Um vendedor de sucesso sabe tirar proveito dessa máxima e usar seu conhecimento para ajudar um potencial cliente, mesmo que isso não se converta em uma venda.

Se você se torna uma referência no assunto, inspira confiança nas pessoas. Assim, quando precisarem comprar o que você vende, elas saberão quem procurar.

Vender não é uma arte — pelo menos, não no sentido de depender de talento. É um ofício como outro qualquer, cujas habilidades são lapidadas com o tempo. Esperamos que essas dicas tenham ajudado a colocá-lo no caminho para se tornar um vendedor de sucesso.

Se quiser dicas mais direcionadas sobre como criar uma força de vendas para seu negócio, não deixe de ler o nosso artigo sobre o assunto. Ele é muito completo e recheado de exemplos práticos!

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre gestão e vendas? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Gostei da matéria.. Bem explanada e com uma visão ampla de vendas.. Quero continuar recebendo esses informativos de vendas.. Com certeza irá ajuda não só a mim como os demais colegas de pasta.
    Aproveito para da uma dica.. Mantenha os representantes de vendas atualizado com as mudança de mercado.. Tipo como negociar com o seu cliente. Abordagem direta… Isso ajuda muito…
    att
    Glaico Braga

    1. Bom dia Glaico, que bom que gostou toda equipe trabalha para ajudar a todos os representantes a ter cada dia mais sucesso!
      Estaremos passando ao time de planejamento a sua sugestão e quem sabe logo montamos a matéria!

      Gratidão Glaico!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.